Arquidiocese de Braga -
1 setembro 2025
Igreja de São Lázaro acolhe «sentida homenagem ao senhor arcipreste»

DM
A Igreja de São Lázaro, em Braga, foi o local escolhido para uma «sentida homenagem» ao senhor arcipreste, cónego João Manuel de Barros, figura marcante do clero bracarense e que durante décadas serviu como pároco daquela comunidade. A homenagem está marcada para o dia 12 de setembro, às 21h15.
Num texto enviado ao Diário do Minho, pelo atual pároco, padre Rúben Cruz, justificou assim a homenagem. «Homem de fé profunda, entrega generosa e vida exemplar, o Cónego João Manuel de Barros dedicou mais de 50 anos ao serviço de Deus e dos homens, em particular na comunidade de São José de São Lázaro que, de modo exemplar e como verdadeiro pastor. Foi reconhecido pelo povo como um sacerdote próximo, simples, fiel, sempre disponível nas encruzilhadas da vida. Deixou a sua família para ser família de todos. Ainda hoje, em muitos, permanece uma profunda gratidão e saudade pelo tanto que receberam da mão deste sacerdote». Ainda de acordo com o pároco da comunidade de São José de São Lázaro, na sua partida para a Casa do Pai, foram muitos os que se uniram em oração e gratidão na Igreja de São Lázaro. «Agora, a comunidade volta a reunir-se no mesmo local para reviver a sua memória, dar graças pela sua vida e testemunho, e celebrar o dom da sua vocação, rezando pela causa das vocações sacerdotais», referiu.
Padre Rúben explicou ainda que a homenagem contará com momentos de oração e testemunhos, «numa noite onde a saudade se transforma em louvor e gratidão. Estão todos convidados a participar nesta celebração de memória viva de um homem que viu Deus com os olhos da Fé e O encontra agora face a face no Céu. Que esta homenagem seja expressão do carinho e da gratidão de uma comunidade que continua a caminhar iluminada pelo exemplo do seu antigo pároco, homem de fé, servidor de Deus e dos irmãos, nunca esquecendo que a gratidão que brota da memória agradecida não nos prende ao passado, mas ilumina o caminho e dá força para continuar», escreveu, em jeito de convite e de oração.
Partilhar