Arquidiocese de Braga -
17 outubro 2025
Clero de Braga chamado a “renovar o coração à luz do Evangelho”

DACS
Encontro especial do Renovar para o clero abre as portas para o fim de semana de formação na arquidiocese
Um tempo de mudança e renovação, no propósito de fazer crescer ainda mais a evangelização na nossa Arquidiocese. Esse foi o mote do encontro do Renovar preparado para o clero, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17 de outubro, na Paróquia de Azurém, em Guimarães.
“Precisamos de facto de uma renovação da nossa mente. Depois vai acontecer também uma transformação no nosso coração. Precisamos ter esta convicção profunda de que o Evangelho não só é para hoje, mas é abrir espaço para que ele possa crescer e multiplicar-se”, afirma o Padre Paulo Pereira Araújo, da Comunidade Emanuel, que conduziu a reflexão com tema reflexão «O declínio da Igreja não é inevitável. Vamos ver outros lugares.»
Junto ao clero estavam o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e os Bispos Auxiliares, D. Delfim Gomes e D. Nélio Pita.
A manhã de partilha e oração aconteceu já em preparação para a segunda edição do Renovar, que acontece neste sábado e domingo (18 e 19 de outubro), no Multiusos de Guimarães. São cerca de mil inscritos para o fim de semana.
D. José destacou a importância de estarmos abertos à mudança. “‘Viver é mudar e ser santo é mudar muitas vezes’ dizia São Henri Newman, que vai ser proclamado doutor da igreja. É nesta atitude que nos colocámos, os pastores desta arquidiocese, e estarmos aqui neste encontro, em tão um grande número, com este espírito da mudança, do aceitar renovar o coração à luz do Evangelho, escutarmos o Espírito Santo, escutarmo-nos uns aos outros, prepara-nos para respondermos às necessidades reais deste tempo”, assegurou o arcebispo.
“Somos inspirados pelo lema de São Bartolomeu dos Mártires, ‘arder e iluminar’, porque é no encontro com Cristo, o sermos transformados por ele, sermos inflamados pelo seu amor, que temos que contagiar mais e melhor e para respondermos ao imperativo de Jesus, ‘ide e fazei discípulos’”, disse D. José ao falar sobre o novo ânimo que deve se espalhar por toda a comunidade.
Para o prelado, este tempo que “nos toca viver é o tempo mais belo, tempo de graça, um tempo desafiante, mas que nos conduz à mudança, porque mudar é criar horizontes de esperança.”
Mudar a evangelização do dia-a-dia
Padre Paulo lembra que o Papa Francisco falava muito da transformação pastoral. “A transformação pastoral só começa com a transformação do pastor. Precisamos nós próprios fazermos este caminho de transformação, isto é, de nos deixarmos transformar”, explica.
“São Paulo diz ‘renovai a vossa mente’, fazei uma revolução na vossa mente para compreendermos o que, segundo a vontade de Deus, é bom, o que é justo e o que é agradável. E nós precisamos fazer isso”, sublinha o sacerdote.
Sobre o que pode mudar na maneira de encarar a evangelização do dia-a-dia, padre Paulo constata que o pensamento de “já tentámos tantas vezes a mesma coisa, sempre fizemos assim e aquilo que sempre fizemos não está a resultar” é a motivação para fazer “diferente”.
“Devemos acreditar nisso e ter esta convicção profunda no nosso coração. Acho que às vezes, porque nós como pastores vemos estas dificuldades, estas provações, pensamos ‘ok, pronto, já tentei isto, já tentei aquilo, ok, não resulta, pronto, é mais do mesmo’. E não é. É deixarmos que o nosso coração pegue fogo e seja inflamado por esta certeza de que Deus quer fazer coisas novas connosco, nos tempos de hoje, e já está a fazer”, conclui.
Além da conferência, os participantes estiveram reunidos em pequenos grupos para partilha e também num momento de oração fraterno na igreja paroquial. A manhã encerrou com um almoço.
2ª edição do Renovar
“Levar Todos a Jesus” é o mote da segunda a segunda edição do Renovar. O encontro é um momento especial de renovação (espiritual e pastoral) para a Arquidiocese de Braga.
As conferências principais do sábado serão ministradas por Ricardo Zózimo e Carla Rebelo.
As inscrições estão encerradas, mas para tornar esses dias ainda mais especiais há dois momentos abertos a toda a comunidade, com entrada livre. No sábado à noite, às 21h, há Adoração Eucarística. A conclusão do Renovar no domingo será com a Eucaristia, às 12h30, também aberta a todos.
Partilhar