Arquidiocese de Braga -
27 janeiro 2026
Fundadas por São Henrique de Ossó, as Teresianas comemoram os seus 150 anos de história
Companhia de Santa Teresa de Jesus
Conferências, encontros, peregrinações, retiros, um desafio e celebrações a nível mundial, para comemorar
Neste dia 27 de janeiro começa em todo o mundo o aniversário dos 150 anos da fundação da Companhia de Santa Teresa (Teresianas), congregação fundada pelo sacerdote diocesano catalão, São Henrique de Ossó, em Tortosa, em 1876. Tornadas uma referência educacional a nível mundial, as teresianas estão hoje presentes em 22 países da África, América e Europa, educando mais de 64.000 alunos. A celebração terá início em uníssono, a nível mundial, com eucaristias comemorativas em todos os locais onde há presença de irmãs teresianas. A companhia tem uma escola em Braga.
Durante este ano de aniversário, haverá ciclos de conferências, retiros, celebrações comunitárias, encontros internacionais, divulgação de materiais sobre a sua identidade e espiritualidade, jornadas com adolescentes e jovens, ou um Ossó Challenge para peregrinar e acompanhar a vida de Enrique de Ossó, também através da Rota Ossó. Além disso, como todos os anos, será celebrada em Ávila a Cátedra Enrique de Ossó na Universidade da Mística (CITes) nos dias que antecedem o início do aniversário (16-18 de janeiro de 2026).
Nas palavras das Teresianas, os objetivos desta celebração são agradecer a sua história, bem como um impulso e uma oportunidade de se projetar para o futuro: «Uma oportunidade para fazer uma memória agradecida da fidelidade de Deus na história da Companhia; agradecer o testemunho de tantas irmãs, a riqueza do nosso carisma e o legado recebido de Enrique de Ossó». Da mesma forma, consideram este aniversário como uma oportunidade para uma renovação, que «fortaleça a nossa identidade e sentido de pertença, a nossa vocação e missão» e uma oportunidade de projeção, «que reafirme o nosso compromisso com o mundo e a Igreja a partir da espiritualidade teresiana de Enrique de Ossó». E desejam que as celebrações fortaleçam os laços dos membros da Família Teresiana de Ossó a nível global.
Lema e logótipo
O lema que as acompanhará durante o aniversário é: «O tempo urge e as circunstâncias
apreendem», frase inspirada nas palavras do seu fundador. Com ele, desejam expressar,
segundo a sua coordenadora geral, Ir. Ángela Cuadra: «A nossa disponibilidade para continuar a responder aos desafios atuais com audácia evangélica, prontidão e generosidade, tal como fizeram Teresa e Enrique. Vivemos tempos que exigem escuta, discernimento e ação, e queremos responder juntas, a partir da fé e ancoradas na esperança”.
O logótipo é uma urdidura - um conjunto de fios que são colocados no tear paralelamente para formar um tecido - que simboliza a história das Teresianas, tecida graças aos fios diferentes e únicos de cada uma das pessoas que fizeram parte dela e que a constituem hoje. O desenho não mostra um círculo fechado e perfeito, mas permanece aberto, deixando espaço para os fios que virão e que continuarão a entrelaçar-se de forma criativa e inovadora.
Acompanhando o logótipo, aparecem três palavras - inspiração, sentido e esperança - que estarão ligadas a cada uma das três etapas do aniversário.
Etapas e significado das mesmas
A primeira etapa da celebração, dedicada à «Inspiração» inicial, vai de 27 de janeiro de 2026 a 2 de abril de 2026. Nela, agradeceremos o passado e aqueles que nos precederam no caminho. Nesse primeiro dia - festa de São Henrique de Ossó - serão celebradas eucaristias de abertura do aniversário em todos os lugares onde a Companhia está presente.
A segunda etapa, centrada no «Sentido», decorrerá de 2 de abril a 26 de agosto de 2026; nela será dado testemunho da alegria e do prazer de ser teresiano. Será um tempo para fortalecer a sua identidade e o sentido de pertença. Desta etapa destaca-se o Encontro Internacional de Teresianas, que será celebrado em Tortosa, de 19 a 23 de junho de 2026, durante o qual a Companhia se consagrará à Virgem de Montserrat e será celebrada a Eucaristia de Ação de Graças pelos 150 anos da Congregação na Catedral de Tarragona. Por último, a terceira etapa, orientada para a «Esperança», terá lugar entre 26 de agosto de 2026 e 27 de janeiro de 2027, onde se olhará e se enfrentará o futuro com toda a Família Teresiana.
Nascimento
Foi numa noite de insónia (2 de abril de 1876) que o sacerdote Enrique de Ossó (Vinebre-Tarragona, 1840 - Gilet-Valência, 1896) sentiu que Deus lhe pedia para criar uma associação dedicada à regeneração do mundo ferido, através da educação da mulher ao estilo da santa de Ávila. A Companhia de Santa Teresa de Jesus nasceu meses depois, a 23 de junho, dia do Sagrado Coração de Jesus, numa pequena capela de Tarragona. Lá se reuniu um grupo de jovens que iniciaram um caminho que ultrapassou as fronteiras da Catalunha, da Espanha e da Europa. E que hoje, 150 anos depois, continuam a encarnar o carisma recebido de «dar a conhecer Jesus através da oração e da educação».
Enrique de Ossó foi beatificado a 14 de outubro de 1979 pelo Papa João Paulo II e canonizado anos mais tarde, a 16 de junho de 1993, pelo mesmo pontífice. A Igreja celebra a sua festa a 27 de janeiro.
Missões
As Teresianas, graças ao compromisso de quase 7000 leigos com quem partilham a vida e a missão, dirigem hoje 83 colégios distribuídos por três continentes: na Europa, juntamente com a Fundação Escola Teresiana (24), América (46) e África (13). Lá, educam mais de 64.000 alunos, dos 2 aos 22 anos de idade, distribuídos da seguinte forma: mais de 36.000 na América, mais de 17.200 na Europa e mais de 10.800 em África.
Em Portugal, as Teresianas educam mais de 1.043 alunos nas 3 escolas localizadas em: Braga, Santo Tirso e Elvas. Além disso, acompanham crianças, adolescentes, jovens e adultos em diferentes projetos sociais em Verim, Elvas e Lisboa.
Em Espanha, a Fundação Escola Teresiana, fundada em 2009, assume a continuidade do carisma educativo teresiano e educa mais de 16.185 alunos em 21 escolas em Barcelona, Tarragona, Tortosa, Valência, Sevilha, Huelva, Mora de Toledo, Madrid, Salamanca, Ciudad Rodrigo, Valladolid, Oviedo, San Sebastián, Pamplona, Calahorra e Saragoça. Da mesma forma, impulsionam diferentes obras e projetos sociais em Pamplona, Barcelona, Hospitalet de Llobregat, Tarragona, Huelva e Canárias, atendendo à população vulnerável.
A sua missão evangelizadora se desenvolve em diferentes âmbitos e presenças, não só em escolas e colégios, mas também em centros sociais que atendem populações vulneráveis, projetos socioeducativos, em áreas de contextos desfavoráveis para menores e, especialmente, para meninas e mulheres.
Trabalham em diversos projetos e iniciativas que atendem crianças, adolescentes e jovens, adultos, migrantes, voluntários e participam em redes com organismos com os quais partilham causas sociais. Nos diferentes continentes também realizam tarefas apostólicas orientadas para promover processos de empoderamento, autonomia e dignificação da mulher. Em algumas zonas da América, a presença teresiana em comunidades de povos indígenas, afrodescendentes e camponeses contribui com a sua espiritualidade e carisma educativo. Na África e na América, são desenvolvidos projetos e presenças na área da saúde para acompanhar e ajudar a curar tantas pessoas que precisam. Na Europa, através da Ação Social Teresiana, são promovidos projetos de economia social, desenvolvimento comunitário, atendimento a mulheres, migrantes e idosos, além de programas de sensibilização e incidência política e social.
Outros campos onde desenvolvem a sua missão são os centros de formação feminina para meninas e mulheres adolescentes em África e residências universitárias para jovens na Europa e na América. Além das suas próprias obras, levam a cabo a missão evangelizadora através da pastoral juvenil e do acompanhamento pessoal e da divulgação, através de materiais, do seu carisma e espiritualidade teresiana; o estudo do seu fundador, Enrique de Ossó e Teresa de Jesus, missões em paróquias ou ao serviço da Igreja. Contam com a sua ONG de cooperação para o desenvolvimento, Fundeo, com várias casas e projetos de espiritualidade na Europa e na América: Projeto Nudo, IdEO, CIEST. A plataforma de formação educaTER oferece cursos e workshops para formar a partir do carisma educativo teresiano.
O seu carisma centra-se em conhecer e amar Jesus e dar a conhecer o seu exemplo, seguindo o exemplo de Santa Teresa e Enrique de Ossó. E manifesta-se na busca da interioridade, na relação com as outras pessoas, consigo mesmo, com Deus e com a natureza, e no compromisso com a transformação positiva do mundo e da realidade em que se inserem.
Em suma, a Companhia de Santa Teresa é uma congregação religiosa que trabalha em rede, comprometida com a educação, a justiça social e o desenvolvimento integral da pessoa, que inclui o seu desenvolvimento espiritual e conduz à transformação do mundo.
Mais informações em: https://www.stjteresianas.org/
Partilhar