Arquidiocese de Braga -

28 janeiro 2026

Santuário do Bom Jesus do Monte abre Gabinete de Direção e Acompanhamento Espiritual

Fotografia DR

Santuário do Bom Jesus do Monte

Lendo os sinais dos tempos, redescobrindo a identidade espiritual do Santuário do Bom Jesus do Monte e respondendo ao apelo do Arcebispo Metropolita de Braga, a Confraria do Bom Jesus do Monte abriu o “Gabinete de Direção e Acompanhamento Espiritual” na Reitoria do Santuário, coordenado e orientado pelo Reitor, Cónego João Paulo Coelho Alves.

Numa época em que a solidão e o isolamento são frequentes, a direção espiritual procura oferecer um relacionamento profundo e autêntico de acompanhamento.

Este lugar de acolhimento será na Reitoria do Santuário e funcionará de segunda a sábado, por prévia marcação, segundo os contatos fornecidos.

A importância da direção espiritual reside na capacidade de ajudar a pessoa a discernir a vontade de Deus, esclarecer as dúvidas da fé e superar os obstáculos espirituais. 

“Vivemos num mundo frenético, marcado pelo secularismo, pelo individualismo e pela falta de sentido transcendente na vida quotidiana. Diante desta realidade, a direção espiritual surge como um refúgio, discernimento e bússola para aqueles que desejam viver a fé de maneira profunda e autêntica”, explica o Cónego João Paulo. 

Para o reitor, o “ruído” da sociedade – sejam as redes sociais, as notícias ou as pressões do trabalho – “tendem a distrair-nos da vida interior. A direção espiritual ajuda a pessoa a cultivar o silêncio interior e a concentrar-se na voz de Deus, em vez de escutar as vozes externas”.

“Em suma, a espiritualidade católica é, portanto, uma experiência da eternidade no tempo presente, uma forma de viver desde agora a plenitude da vida. Desta visão ressalta a oportunidade que a espiritualidade católica oferece a cada pessoa: a possibilidade de viver em comunhão com Deus, experimentando e traduzindo a alegria e a paz que são promessas”, ressalta.

O Papa Bento XVI afirmava: «só na medida em que vivemos uma verdadeira espiritualidade é que podemos ser luz para o mundo». “Num mundo que busca soluções rápidas e superficiais, a direção espiritual convida-nos a cultivar paciência, reflexão e oração. Exorta a descobrir e seguir o plano que Deus tem para cada um de nós”, conclui o sacerdote.