Arquidiocese de Braga

Etiqueta Cúria Romana

27 julho 2022

Notícia

A. “A voz alemã na Cúria está cada vez mais silenciosa”, diz o embaixador no Vaticano

Bernhard Kotsch lamenta que a influência da política alemã não seja comparável ao impacto teológico e eclesial do passado.

23 junho 2022

A. Apenas a flutuar pela Cúria

Autoridades do Vaticano passaram as últimas três semanas à espera de uma onda de nomeações para a implementação da nova constituição apostólica para a Cúria Romana.

Alberto Roldán

7 junho 2022

Notícia

A. Luis Marín: “A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos torna-se na Secretaria Geral do Sínodo, sem mais acréscimos”

“Não se trata de abolir a colegialidade episcopal, mas de inseri-la na sinodalidade de todo o Povo de Deus”, expõe o agostiniano espanhol.

19 maio 2022

A. Nota de Imprensa da CEP

Ontem, dia 18 de Maio, alguns Bispos portugueses reuniram-se com responsáveis dos Dicastérios da Cúria Romana que acompanham, mais de perto, o tema dos abusos sexuais.

VATICAN MEDIA / ZUMA PRESS/MAXPPP

10 maio 2022

A. Um Papa que se atreve a ser normal

O Papa Francisco que está a ter de acalmar pela idade e pelas doenças, mas não tem medo de usar uma cadeira de rodas, como qualquer pessoa normal na sua condição faria.

EPA

21 março 2022

A. Papa Francisco reforma Cúria Romana com nova constituição

Constituição Praedicate evangelium (Pregar o Evangelho) sublinha que “qualquer membro dos fiéis” pode liderar um dos novos dicastérios ou outros órgãos do Vaticano.

HARALD OPPITZ/KNA

8 março 2022

A. Bispos alemães caminham com cuidado no Caminho Sinodal

Após a votação de uma série de propostas que sugerem mudanças profundas no Caminho Sinodal, os bispos alemães realizam esta semana a sua Assembleia Plenária.

Vatican Media

15 fevereiro 2022

A. Francisco descentraliza competências do Vaticano para bispos

Alterações incluem a competência das conferências episcopais para publicar catecismos ou do bispo diocesano de criar um seminário no seu território, sem ter de esperar pela aprovação de Roma.

23 dezembro 2021

Notícia

A. Francisco pede que Cúria se deixe evangelizar por “humildade do Natal”

O líder da Igreja Católica explicou que a Cúria Romana não é apenas “um instrumento logístico e burocrático” e é o sítio onde “deve começar” a experiência sinodal.

19 novembro 2021

A. Percepções e lições de uma assembleia Sinodal anterior

Uma retrospectiva da assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos de 1985, que marcou o vigésimo aniversário do Vaticano II.