Arquidiocese de Braga

Etiqueta Sínodo 2023

1 setembro 2022

A. Conferência Episcopal apresenta Síntese de Portugal

Apesar de o “envolvimento e a receptividade” dos participantes poderem ser considerados “satisfatórios”, a CEP observou a “indiferença” de alguns leigos, sobretudo na população jovem.

Ecclesia

23 junho 2022

A. Jornadas do Episcopado sugerem reorganização da Conferência Episcopal

Melhoria da comunicação, escuta dos jovens, promoção do papel das mulheres na Igreja e ainda a obrigatoriedade dos conselhos pastorais são outras das conclusões das Jornadas Pastorais do Episcopado.

13 junho 2022

A. Síntese da fase diocesana do processo sinodal

Texto será debatido na Assembleia Diocesana Sinodal de 14 de Junho, às 21 horas no Espaço Vita.

Ordinariato Castrense

6 maio 2022

A. Militares pedem que Igreja evite “prepotência, indiferença e hierarquização”

958 membros das Forças Armadas responderam ao inquérito da equipa sinodal do Ordinariato Castrense.

Campion Hall através do Twitter

28 março 2022

A. Cardeal diz que Sínodo é um momento para falar

Enquanto o cardeal Mario Grech disse que entendia as preocupações das pessoas sobre o sínodo, ele argumentou que também havia um mal-entendido generalizado sobre os objectivos de Francisco.

Vatican Media

21 março 2022

A. Carta pede aos padres um caminho sinodal baseado na escuta

Os responsáveis endereçaram no sábado, dia 19, uma carta aos padres de todo o mundo em que consideram que se deve fazer “todo o possível para que o caminho se baseie na escuta e na vivência da Palavra de Deus”.

18 novembro 2021

A. Processo sinodal na Arquidiocese de Braga já tem site

Portal congrega materiais importantes para o processo do Sínodo de 2021 a 2023 promovido pelo Vaticano e que está, actualmente, na fase de escuta ao nível diocesano.

CNS photo/Paul Haring

8 outubro 2021

A. O que é que o Vaticano espera do Sínodo?

Sobre o que é que se vai discernir na primeira fase deste Sínodo?

CNS photo/Paul Haring

1 outubro 2021

A. Papa vai lançar processo do Sínodo de 2023 a 9 de Outubro

As celebrações iniciais começam na manhã do próximo dia 9, na Sala Nova do Sínodo, com trabalhos em assembleia plenária e em grupos linguísticos.

DACS

9 setembro 2021

A. Etapas do Caminho Sinodal

Informação retirada do Documento Preparatório para o Sínodo.