16 novembro 2020

Acção Católica Rural realizou Seminário Nacional

DACS

A Acção Católica Rural (ACR) realizou o Seminário Nacional, em formato online, a 14 de Novembro, sobre a mais recente Encíclica do Papa Francisco, intitulada Fratelli Tutti. No encontro participaram cerca de 80 militantes e simpatizantes, oriundos de várias Dioceses onde o Movimento está implantado.

O Seminário iniciou com um momento de oração que recordou o mandamento do amor, fazendo memória do encontro entre o Papa Francisco e o Grande Imã Ahmad Al-Tayyeb e salientando "que as religiões nunca incitam à guerra e não solicitam sentimentos de ódio, hostilidade, extremismo nem convidam à violência ou ao derramamento de sangue" (FT 258).

Os trabalhos foram orientados por Juan Ambrosio, Professor da Faculdade de Teologia de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa. O orador fez uma leitura do contexto actual, referindo que não foi Deus quem enviou ou permitiu a pandemia, mas é nela e no meio dela que Deus fala a todos.

Os participantes foram desafiados a promover diálogos, identificar lugares teológicos, a desenvolver ações concretas e arriscar mudanças. A conferência será partilhada nas plataformas digitais da ACR (Facebook e Youtube).