2 maio 2022

LOC fechou em Barcelos a 11ª Semana Temática

dacs

Entre as conclusões, os trabalhadores cristãos realçaram que “as injustiças e degradação social são factores que contribuem para a destruição conjunta do ser humano e da sua «Casa Comum»”.

Os trabalhadores cristãos da Arquidiocese de Braga, membros da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), estiveram reunidos em Barcelos no dia 30 de Abril para partilhar as conclusões da sua 11ª Semana Temática,dedicada à “Dignificação do Trabalho e ao Cuidar da Casa Comum”.

De acordo com a organização, os presentes “partilharam e concluíram que há duas palavras, que não são nada uma sem a outra”: dignificar e cuidar.

Entre as conclusões, os trabalhadores cristãos realçaram que “as injustiças e degradação social são factores que contribuem para a destruição conjunta do ser humano e da sua “Casa Comum”, com os infractores a tentarem sempre a ficar de fora”, assim como o papel da inflação na redução do poder de compra, o que aumenta as fragilidades e dependências”.

A LOC/MTC questiona porque é que apenas há melhores condições e vencimentos chorudos” para os exploradores” e não para quem está no “fim da fila”, assim como sublinha que os empresários que se queixam da falta de mão de obra” apenas oferecem horários longos, salários ridículos e condições péssimas” – apontando directamente aos sectores da construção civil, da restauração e das limpezas.

Os trabalhadores expressaram, também, o desejo de que saibamos estar próximos, perto, dos que sofrem, capazes de lhes “ligar as feridas”, dos que ainda não descobriram a sua dignidade de filhos e filhas de Deus”, mostrando vontade de combater os silêncios que guardam ressentimentos” e continuar a ser vez e voz”.

A organização compromete-se ainda a levar de casa em casa o nosso jornal Voz do Trabalho” e a utilizar os meios digitais que possuímos para registar (fotografar) os locais dos atentados à Casa Comum e à dignidade de quem trabalha”.