17 junho 2022

Festa de São Pedro regressa entre 29 de Junho e 3 de Julho

dacs

Programa conta com conversa com D. José Cordeiro no dia 1 de Julho.

A Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro promove, de 29 de Junho a 3 de Julho, a Festa de São Pedro, com um programa que inclui um colóquio com D. José Cordeiro, a visita aos espaços da Basílica, a actuação da Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho (Tun'Obebes), um workshop e celebrações litúrgicas.

“Num espírito de Igreja e basílica aberta, acolhedora e inclusiva, sinodal e samaritana, procuramos assinalar o São Pedro com um programa de actividades diversificado e aberto a toda a comunidade”, explica o padre José Silvino, juiz da Irmandade e capelão da Basílica de São Pedro, no Largo do Toural, em Guimarães.

De 29 de Junho a 3 de Julho, a Basílica de São Pedro será local de grande importância e veneração, estando agendada para o primeiro dia – 29 de Junho, dia de São Pedro –, pelas 10 horas, a celebração da eucaristia solene presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga.

No dia seguinte, 30 de junho (quinta-feira), às 11 horas, será realizado um “workshop” subordinado ao tema "A beleza com fé", com a participação de Isabel Caneja, e pelas 21h30 actuará a Tun'Obebes.

Na sexta-feira, 1 de Julho, haverá uma conversa com D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento. A iniciativa «Há» conversa está marcada para as 21h30 e contará com a moderação do sociólogo Esser Jorge Silva.

A Basílica de São Pedro estará aberta para visitas no sábado, dia 2 de Julho, sendo uma oportunidade para aceder, por exemplo, à varanda através da qual se desfruta de uma perspectiva privilegiada para o largo do Toural. As festividades encerram no dia 3 de Julho, domingo, pelas 11 horas, com uma eucaristia que contará com a participação do Grupo Effatha.

Fundada em 1616, a Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro tem sede na Basílica de São Pedro, largo do Toural, Guimarães, a primeira igreja da Arquidiocese de Braga a receber a distinção de Basílica, um estatuto conferido por Bento XIV em 1751.

A Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro tem em curso diversos projetos, estando em perspectiva, a iluminação exterior da Basílica de São Pedro, a reabilitação do interior da torre, a substituição do sistema elétrico, a melhora do sistema sonoro, a preservação de madeiras, a resolução de problemas de humidade e o restauro dos altares.