20 junho 2022

Procissão Arciprestal do Corpo de Deus interpelou fiéis a renovar a fé

Comunicação arciprestado Famalicão

Celebração em Famalicão juntou um grande número de fiéis.

Na passada quinta-feira, dia 16 de Junho, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, realizou-se em Vila Nova de Famalicão a Procissão Arciprestal do Corpo de Deus. Durante a celebração, os fiéis foram interpelados “a renovar a sua fé e a sua resposta diante de Jesus que nos ama e chama”.

A celebração, que procurou dar continuidade àquilo que já tem sido uma tradição nos últimos anos, foi presidida pelo arcipreste de Vila Nova de Famalicão, o Pe. Francisco Carreira. Além disso, contou também com a presença de inúmeros sacerdotes do arciprestado, de várias comunidades paroquiais e de um grande número de fiéis que quis juntar-se a esta manifestação pública de fé e de amor a Jesus Sacramentado. Com início marcado para as 17h30 na Igreja Nova Matriz, a celebração iniciou com a Oração de Vésperas ao Santíssimo, cantadas.

Ainda no interior da Igreja, durante a partilha proferida, o Pe. Francisco Carreira enfatizou que “a amizade e o amor de Jesus por nós, manifestados na Sua paixão, não são uma recordação histórica, do passado”, acrescentando que “o Senhor quis realmente ficar connosco, presente no pão da Eucaristia”, onde “encontramos um mistério de amor e um lugar de amizade profunda”. Por isso, “a nossa relação de amor com Jesus actualiza-se sempre que nos abeiramos d’Ele”, sendo “a Eucaristia a nossa resposta ao chamamento de Jesus, à amizade e ao amor que Ele nos tem”. Consequentemente, o sacerdote desafiou cada um a “renovar a sua fé e a sua resposta” naquele momento, diante de Jesus, lembrando que “Ele está realmente presente e reza por cada um de nós, apresentando-nos diante do Pai, pois a Sua amizade e o Seu amor nunca acabam”.

Depois disso, deu-se início à procissão que percorreu várias artérias da cidade, finalizando junto à Antiga Matriz, com um breve momento de oração em que todos dirigiram as suas preces a Deus e repousarem os seus corações em Jesus presente na Hóstia Consagrada.