6 setembro 2022

Paróquia de Santo Adrião restaura pintura do padroeiro

Fotografia DR

DACS com DM

A Pintura estará exposta na igreja paroquial durante a realização das festividades em honra de Santo Adrião.

A paróquia de Santo Adrião, arciprestado de Braga, vai apresentar o resultado final da intervenção de conservação e restauro de uma pintura sobre tábua do séc. XVII, com a representação de Santo Adrião e Santa Natália, no âmbito das comemorações do seu orago, que se celebram na próxima quinta-feira, 8 de Setembro.

A Paróquia afirma tratar-se de uma “composição pictórica de particular valor artístico e cultural, quer pela antiguidade quer pela leitura catequética e iconografia implícita", que estava “em mau estado de conservação”, na sacristia desta antiga capela, “onde outrora se celebrava uma grande romaria ao seu patrono, Santo Adrião”.

Esta intervenção, e outras anteriores, vêm na sequência do processo de recuperação de parte do espólio artístico da histórica e popularmente conhecida capela de Santo Adrião da Corrica, erigida no ano de 1576 por António Sobrinho.

A intervenção foi coordenada pelo conservador-restaurador bracarense Luís Marques e implicou o desenvolvimento de um “importante trabalho” ao nível das madeiras e dos pigmentos, indicou a paróquia.

A pintura retrata, pela iconografia presente, uma série de passagens alusivas aos momentos mais importantes da vida de Santo Adrião de Nicomédia. Na representação central está Santa Natália, sua esposa, que o acompanha na sua conversão e martírio.

Santo Adrião terá nascido em 276 na região de Vifania, na Ásia Menor, hoje território da Turquia. Morreu a 4 de Março do ano 304 ou 306, com 28 anos, juntamente com outros mártires cristãos. As suas relíquias foram transladadas para Roma num 8 de Setembro, pelo que é neste dia que, em muitos locais, se celebra a sua festa.

Programa da Festa:

O programa, exclusivamente religioso, conta com a celebração da Eucaristia na capela de Santo Adrião às 8h00 do próximo dia 8 de Setembro. O Santíssimo Sacramento estará exposto depois da Eucaristia até às 17h30. Segue-se a procissão do Santíssimo para a igreja onde será recitado o terço e dada a bênção. A festa termina com celebração da Eucaristia às 18h30.

Durante todo o dia de quarta-feira a capela estará aberta.

No domingo, dia 11, é celebrada Eucaristia da festa na igreja paroquial às 11h00. A pintura com a representação de Santo Adrião e Santa Natália vai estar exposta na igreja.