Arquidiocese de Braga -

9 julho 2014

S. BENTO DA PORTA ABERTA REZA PELA PROTEÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS

Fotografia

Na abertura de mais uma época crítica de fogos florestais, o Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, promove no sábado uma jornada de oração pela proteção das florestas, concretamente do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde se insere,

\n

Na abertura de mais uma época crítica de fogos florestais, o Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, promove no sábado uma jornada de oração pela proteção das florestas, concretamente do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde se insere, anunciou a Irmandade em nota enviada ao Diário do Minho.

Trata-se de uma celebração em que S. Bento da Porta Aberta homenageia S. João Gualberto, um beneditino que foi proclamado protetor das florestas. «Entre os gigantes herdeiros de S. Bento, está S. João Gualberto, que o Papa Pio XII proclamou em 1951 como padroeiro dos agentes florestais», refere a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta.

Esta instituição católica refere ter por objetivo «incrementar e aprofundar o conhecimento da preciosa herança de S. Bento e de seus filhos espirituais», apontando que é seu desejo «divulgar e dar a conhecer o quanto ao Santo Patriarca o Ocidente é devedor». 

Ora, salienta na mesma nota, «uma das formas de alcançar este desiderato é promover o culto esclarecido de grandes figuras desta família espiritual que moldou a Europa e, nesta, Portugal».

Considerando que o Santuário de S. Bento da Porta Aberta se situa numa das mais importantes manchas florestais de Portugal – o Parque Nacional da Peneda-Gerês –, «e que há necessidade de valorizar espiritualmente este espaço natural, convidando os homens a preservar a Natureza e a por ela contemplar o Senhor do Universo», a Irmandade promove uma celebração, no próximo sábado, às 10h30.

Os promotores referem terem tomado em atenção o facto da vida e obra de S. João Gualberto, monge beneditino dos séculos X/XI e o seu exemplo de ecologista “avant la lettre” (“antes de o termo existir”) merecer ser apontado como referência neste século XXI «tão sensível às causas da ecologia».

Por isso, S. João Gualberto e o seu exemplo mantêm-se atuais e, por isso, «a Mesa da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta deseja ardentemente propô-lo como referência não só aos muitos milhares de peregrinos que demandam o Santuário ou simples turistas sequiosos da paz e da tranquilidade que o Parque Nacional da Peneda-Gerês propicia».

A iniciativa centra-se na celebração de uma Missa solene que será presidida pelo presidente da Irmandade, cónego Fernando Monteiro, e que contará com a presença de «todos os que se dedicam a atividades florestais», salienta a Irmandade.

DM 9 de Julho de 2014