Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
19 Nov 2017
Abertura dos seminários
Discurso na abertura solene dos Seminários

Com esta Sessão Solene, encerramos uma semana onde as comunidades paroquiais recordam, nas suas diversas iniciativas pastorais, os seminários. É uma oportunidade única para falar sobre a beleza da vocação sacerdotal, bem como da identidade do presbítero necessária para os tempos de hoje.

Num período em que o Estado promete elaborar estratégias para responder aos problemas dos sem abrigo, gostaria de anunciar que a Arquidiocese, através de uma associação que está a ganhar consistência, irá dar vida ao chamamos Pão de Lázaro, para oferecer pequenos almoços a quem necessita. Vendo a realidade da cidade, verificamos que esta é uma carência. Temos a Caritas e outras instituições a fornecerem almoços e jantares. Com esta iniciativa, a situar-se numa dependência da Igreja dos Terceiros, que por causa das obras nesta igreja apenas poderá iniciar nos inícios do próximo ano pastoral, queremos marcar este I Dia Mundial do Pobre. É mais um serviço da Arquidiocese de Braga a quem precisa.

É neste grave e desafiante contexto cultural que nós, enquanto Igreja, estamos inseridos. E é precisamente para ele que, os seminaristas aqui presentes, se deverão preparar. Não ter consciência desta realidade, ou viver como se ela não existisse, seria um grave erro e uma afronta a quem espera do sacerdote uma vida simples, honesta e pobre.

Relembro a feliz coincidência com o I Dia Mundial dos Pobres. Creio que ele é inspirador e até profético. Peço e rezo, por isso, que todos nós, seminaristas e clérigos, nos façamos pobres com os pobres e ricos com a misericórdia de Deus.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF do discurso na íntegra.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social