4 maio 2015

Arcebispo Primaz: Amar incondicionalmente a vida

Fotografia Fotografia: DM

D. Jorge Ortiga sublinhou o significado de "permanecer em Cristo".

\n \n

Arcebispo Primaz: Amar incondicionalmente a vida

O Arcebispo Primaz, durante a homilia na Eucaristia a propósito da inauguração do Centro Social de Moimenta, explicou e sublinhou o significado de "permanecer em Cristo", a expressão mais utilizada no Evangelho.

"Permanecer em Cristo não é verbo de passividade. Permanecer, estar, é o tempo da construção da identidade. Na língua inglesa diz-se inclusive being, isto é, estar com alguém e, ao mesmo tempo, ser alguém novo por causa dessa presença. Daí que, a Igreja deva compreender que tudo aquilo que faz, a mensagem que transmite, os valores que ensina, as relações que fomenta, tudo isso tem sentido e validade por causa de Cristo", afirmou o prelado, apelando ainda a uma maior envolvência da Igreja.

Preocupado com a indiferença e com os sobressaltos sociais que assolam o quotidiano, D. Jorge Ortiga apontou várias estratégias concretas para a construção de uma maior dignidade humana. " É necessário destrancar as portas do coração e encontrar-se com os outros num amor solícito e terno que dignifique a vida de quem gosta de continuar a residir em lugares quase desertos. Esta caridade não entra nas estatísticas mas é, e deve ser cada vez mais, a estrada e a honra dos cristãos e das comunidades cristãs", sublinhou.

Durante a homilia, o prelado mencionou ainda três características da caridade cristã: proximidade, contribuição para uma maior qualidade de vida e a dimensão comunitária de que se reveste a mesma caridade.

A homilia foi proferida no dia 03 de Maio, em Moimenta-Covas, Terras de Bouro, pelas 10h00.

Download de Ficheiros

Homilia na Eucaristia a propósito da inauguração do Centro Social de Moimenta