Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
9 Fev 2016
Beato Bartolomeu dos Mártires
Mensagem por ocasião do anúncio? da dispensa do milagre do Beato Bartolomeu dos Mártires

O Papa Francisco, na Audiência à Congregação para a Causa dos Santos, a 20 de Janeiro de 2016, concedeu a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de santidade. Graças a este passo decisivo, o frei Bartolomeu dos Mártires será, após o cumprimento de alguns procedimentos, declarado santo.

Acolhemos esta feliz notícia como um novo estímulo para a caminhada arquidiocesana de conversão pessoal e pastoral.

Pedimos a Bartolomeu dos Mártires que interceda por todos os cristãos de Braga e continue a inspirar a Arquidiocese no caminho da nova evangelização. O seu testemunho é eloquente. Ao escolher para lema Ardere et Lucere, ensinou-nos que o Evangelho é luz que arde nos corações de todas as pessoas de boa-vontade. À imagem dos discípulos de Emaús, que reconheceram arder-lhes o coração enquanto Jesus lhes falava pelo caminho e lhes explicava as Escrituras (cf. Lc 24, 32), também Bartolomeu dos Mártires é, desde sempre, um companheiro de viagem que nos abre novos horizontes. Ex corde ad mundum, do coração ao mundo, da espiritualidade dos sacerdotes e dos leigos à transformação do mundo, assim acontece a evangelização.

Com a Câmara de Braga, e num gesto de reconhecimento público, iremos colocar uma estátua no lugar mais caro ao Beato Bartolomeu, isto é, na proximidade do antigo Colégio de S. Paulo, actual Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo. O Colégio de S. Paulo foi, para muitos, uma escola de vida, de fé e de debate cultural.

Dêmos também graças a Deus pela presença de D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga. Veio para, connosco, edificar uma Igreja credível no mundo e transparecer a misericórdia de Deus para os Homens. “Num só coração e numa só alma”, a Igreja de Braga e de Portugal saberá, a seu tempo, agradecer ao Papa Francisco esta alegre dádiva.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Documentos para Download