Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Mensagem de Advento
Mensagem do Sr. Arcebispo, D. Jorge Ortiga, para o Advento de 2015

Onde encontro Jesus, hoje

No espírito do programa que assumimos na Arquidiocese, queremos, quotidianamente, descobrir a fisionomia do discípulo missionário. Acredito que determinados traços devem ser conhecidos, trabalhados e vivenciados para que o anúncio do Evangelho seja eficaz e verdadeiro. Quando ser cristão é uma opção consciente e desejada, e não apenas tradição, descobrimos o quanto é importante o seguimento de Cristo.

Temos diante de nós um itinerário. Até ao Natal trabalharemos a necessidade de uma vida de fé que nos conduza ao encontro com Jesus. Não basta sermos formalmente cristãos. Isso não abre espaço a um encontro pessoal com Cristo, não nos implica nem nos transforma interiormente. Ser discípulo é caminhar atrás do Mestre, vivo e misericordioso, para crescermos em sabedoria e santidade.

Sugiro, por isso, neste tempo de Advento e de Natal, alguns “lugares” onde este encontro pode acontecer.

Oração a partir da meditação das leituras do Domingo. Reservar um pouco de tempo para, pessoalmente ou em família, sentir a presença amiga e solícita de quem nos ama e vem ao nosso encontro. Libertos de preocupações, deixemo-nos encontrar por Ele. Jesus está aí.

Ver a sociedade, local ou nacional, que nos rodeia e tomar consciência de que o mundo está a ser construído sem referência a valores e princípios que deviam ser identificativos da nossa identidade portuguesa. Escutar o que os acontecimentos e as pessoas nos dizem pode acordar-nos da sonolência que nos alheia da responsabilidade de construir um mundo melhor. Jesus está aí.

- Responder às inquietações de quem sofre com a ausência de bens materiais de primeira necessidade mas também de quem sofre espiritual e psicologicamente. O Ano da Misericórdia poderá ser, para muitos, o rosto amigo que poucas vezes viram. Jesus está aí.

- Oferecer tempo e vida para um compromisso efectivo na Igreja e no mundo. O voluntariado, na comunidade e a partir da comunidade, mostra a alegria do compromisso responsável. Jesus está aí.

- Procurar alguém que se afastou da Igreja e iniciar um diálogo fraterno onde, pelo testemunho e palavra, Cristo é anunciado. Há vizinhos que não conhecemos e pessoas a necessitarem de gestos representativos da ternura de Deus. Jesus está aí

Neste espírito de encontro com Jesus Cristo, sugiro que a parábola do Bom Samaritano nos acompanhe ao longo do Advento. É uma parábola rica em imagens, valores, sentimentos e luzes que nos permitem reconhecer que o Natal não é um facto do passado. Levantemo-nos do sono e vislumbremos o Menino que vem ao nosso encontro. Não desperdicemos a graça deste tempo para um encontro mais consciente com Cristo.

Bom Natal, particularmente a quem sofre e a quem ainda não se encontrou com Jesus.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva