Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
15 Mai 2022
Bem-haja!
Discurso de agradecimento na Homenagem a D. Jorge Ortiga
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Damos graças a Deus pelo dom da vida e do ministério do Senhor D. Jorge Ortiga, agradecendo a Deus o seu intenso e dedicado ministério pastoral na nossa Igreja bracarense, na Província Eclesiástica de Braga e na Conferência Episcopal Portuguesa. 

A gratidão é feita de memória agradecida. Com efeito, «Na Bíblia, a memória é o recurso extremo, o mais eficaz. Volta-se aos acontecimentos de ontem para recriar a fé de hoje e de amanhã» (Luigino Bruni).

D. Jorge Ortiga exerce o sacerdócio ministerial há mais de meio século na Igreja presente na Arquidiocese de Braga, sobretudo no ministério Presbiteral e no ministério Episcopal, primeiro como Bispo Auxiliar durante 11 anos e a seguir como Arcebispo Metropolita de Braga, nos últimos 23 anos. 

Ao lembrarmos o quadragésimo aniversário da inesquecível visita que São João Paulo II realizou à encantadora cidade de Braga, na sua primeira visita a Portugal, recordamos também quantos a tornaram mais bela e significativa.

De facto, há 40 anos, D. Jorge Ortiga era na nossa Arquidiocese o Vigário Episcopal do Clero e foi o responsável pela equipa de dinamização e meios para esta visita apostólica, nomeado por D. Eurico Dias Nogueira, integrando a comissão arquidiocesana, presidida pelo Bispo Auxiliar D. Joaquim Gonçalves. 

Efetivamente: «Braga, a velha Bracara Augusta dos romanos e a sempre Roma portuguesa para os cristãos», sentiu-se orgulhosa e preparou carinhosa e entusiasticamente o acolhimento ao grande construtor da Paz e incansável defensor do verdadeiro humanismo. A estátua e outros lugares e sinais aqui no Sameiro e na cidade perpetuam a visitação papal e marcam a atualidade da sua mensagem na Igreja bracarense. 

Unidos no Espírito Santo pelo vínculo da paz, prossigamos nos caminhos da participação, comunhão e missão. Com efeito: «onde há unidade do Espírito, a pedra é uma só, mas uma pedra feita de muitas» (Santo Agostinho).

Bem-haja, D. Jorge Ortiga!

A Senhora Mãe do Sameiro interceda sempre por si e por todos nós.

 

† José Cordeiro, Arcebispo Primaz

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190