Arquidiocese de Braga -

26 agosto 2025

Arco de Baúlhe celebra Senhora dos Remédios e canonização do beato Carlo Acutis

Fotografia DR

DM com Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Arco de Baúlhe, Arciprestado de Cabeceiras de Basto, prepara-se para acolher uma «celebração única e profundamente significativa». Este ano, a tradicional Romaria assume um brilho especial, pois todos, todos, todos somos chamados a viver a alegria da canonização do Beato Carlo Acutis, no local onde pela primeira vez foi colocada a sua imagem e veneradas as suas relíquias», refere a organização do evento, em jeito de convite à participação.

O momento alto da romaria acontece no dia 7 de setembro, com Eucaristia Solene, presidida por D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga. «Será o ponto alto da celebração, agradecendo pela canonização do Beato Carlo Acutis. Nesse mesmo dia, às 17h30, terá lugar a majestosa Procissão do Triunfo em Honra de Nossa Senhora dos Remédios».

Os responsáveis do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios acrescentam que «será uma festa de fé, esperança e partilha, onde a dimensão religiosa se une ao convívio e à cultura, num programa que promete momentos de oração, alegria e comunhão fraterna. 

Programa Religioso

Assim, de acordo com o programa, de 29 de agosto a 6 de setembro, todos os dias, às 19h, terá lugar a Novena em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, com bênção dos doentes.

No dia 5 de setembro (sexta-feira), às 21h, há Eucaristia Solene, seguida de procissão de velas, «um momento de fé luminosa que reunirá toda a comunidade».

O programa mostra que, no  dia 6 de setembro, das 8h às 10h, celebra-se o Sacramento da Reconciliação. Às 10h, missa com Ofício dos Defuntos, rezando por todos os irmãos e irmãs da Irmandade.

Quanto ao dia 7, como já foi dito,  será o dia grande da romaria, também pela canonização do beato Carlo Acutis, o padroeiro das novas tecnologias e da internet. As festas terminam na segunda-feira, dia 8, às 20h30, com a Eucaristia da Solenidade da Natividade de Nossa Senhora, «culminando dias de profunda devoção e alegria comunitária», como salienta a organização do evento.

Romaria é encontro de fé e amizade

De referir ainda que o programa, apesar de ser essencialmente religioso, também tem uma forte componente cultural e de diversão popular.

Deste modo, os fiéis e visitantes poderão participar em momentos culturais, de partilha e convívio, seja no “Rock in Rua”, na sexta, dia 29, seja na primeira noite de espetáculos, na quinta dia 4 de setembro, o encontro de bombos, no sábado; e na tarde do dia 6 de setembro, sem esquecer a «grande noitada com os artistas, tornando esta Romaria um verdadeiro encontro de fé e amizade», como frisa a organização do evento.

Recorde-se que, no dia 7 de setembro  é o dia da freguesia de Arco do Baúlhe, em Cabeceiras de Basto.