Arquidiocese de Braga -
27 agosto 2025
Faleceu o Pe. José Ribeiro Mendes

Arciprestado de Braga com Espiritanos Portugal
O Arciprestado de Braga comunica, com pesar, o falecimento do Pe. José Ribeiro Mendes, sacerdote espiritano, no dia 26 de agosto.
Pe. José Ribeiro Mendes nasceu em Sobreposta, Braga, a 5 de abril de 1941, fez a sua Profissão Religiosa no seminário da Silva, a 8 de setembro de 1964 e foi ordenado sacerdote, no seminário do Fraião (Braga), a 21 de dezembro de 1969.
Em 1970, embarca para Angola, para trabalhar na diocese de Nova Lisboa (hoje Huambo), Missão do Sambo e na paróquia da Sé, até 1975.
De 1975 a 1980, em Portugal, trabalha também na animação missionária e no seminário de Viana do Castelo.
De 1980 a 1999, é coadjutor e pároco na paróquia de São Domingos de Rana. Em 1999, é nomeado para Roma, para a Administração Geral, como Procurador da Congregação junto da Santa Sé, onde fica até 2005.
Homem de Deus, amável e impulsionador, serviu como pároco da Paróquia de São João Baptista de Nogueira entre 2006 e 2015, deixando uma profunda marca de fé e dedicação pastoral.
Em 2015, é nomeado para a comunidade da Torre d’Aguilha, a partir da qual exerce o cargo de capelão no Hospital de Santana-Parede e colabora no ministério pastoral daquela comunidade.
A celebração exequial realiza-se na quinta-feira, 28 de agosto, às 16h, na igreja paroquial de Sobreposta, presidida pelo Superior Provincial dos Espiritanos, P. Hugo Ventura, seguida de sepultura no cemitério local da mesma freguesia.
Unimo-nos em oração, agradecendo a Deus o dom da sua vida e do seu ministério, pedindo que o acolha na Sua misericórdia e lhe conceda a paz eterna.
A Arquidiocese de Braga, a família e as paróquias às quais serviu agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida.
Partilhar