Arquidiocese de Braga -

18 setembro 2025

Congresso Europeu da Semana Santa e Páscoa discute património, turismo e identidade

Fotografia DR

DM

Programa conta com contributos de 20 especialistas europeus

Cerca de 20 especialistas de Portugal, Espanha, Eslovénia, Croácia, Polónia e Malta vão participar no 3.º Congresso Europeu da Semana Santa e Páscoa, que terá lugar entre os dias 8 e 10 de outubro de 2025, nas cidades de Ovar e Santa Maria da Feira, sob o tema “Identidades Vivas”.

Organizado pela Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, na qual se inclui a Semana Santa de Braga, o evento irá refletir sobre «o valor da autenticidade e os desafios da salvaguarda do património e do desenvolvimento do turismo nas celebrações», disse o Departamento de Comunicação e Imagem da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga.

A menos de um mês do congresso, os organizadores estão a ultimar os preparativos para esta terceira edição, cujo programa compreende quatro conferências, duas mesas-redondas e três painéis temáticos.

Durante três dias, os participantes vão centra-se na Semana Santa e Páscoa na Europa a partir de uma perspetiva global, destacando os elementos históricos e rituais compartilhados, assim como examinar o significado atual dessas celebrações dentro do contexto europeu.

O objetivo é «enfatizar a identidade que permeia as celebrações, tanto nas pessoas quanto nos lugares onde acontecem, em sua continuidade e evolução», disse aquele departamento.

Depois do primeiro congresso ter refletido sobre a Semana Santa como património comum e o segundo sobre a transição “Do Local ao Universal”, esta edição propõe-se explorar as “Identidades Vivas” que se manifestam através das práticas e rituais da Semana Santa e Páscoa, enquanto expressões de um legado que se mantém dinâmico e atual.

Os painéis serão organizados em torno dos seguintes temas: “Paixão e Identidade”, “Religião e Cultura no Espaço Público”, “Cidade, Crenças e Pessoas”.

Um património europeu com identidade partilhada

Explicar o conceito de «identidade» e entender como se reflete nas comunidades e suas práticas, debater a relevância da interdisciplinaridade no estudo das celebrações, bem como os desafios impostos pelos processos de salvaguarda são alguns dos objetivos deste congresso.

Os organizadores pretendem ainda «explorar as diferentes expressões das práticas e manifestações da Semana Santa e Páscoa» e «discutir e refletir sobre os desafios que o turismo impõe a essas celebrações».

Para além das sessões temáticas, o congresso inclui visitas e atividades culturais que permitirão aos participantes um contacto mais direto com o património, a vivência e o contexto das cidades anfitriãs, Ovar e Santa Maria da Feira.

O Congresso é organizado pela Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, em colaboração com a Comissão das Solenidades da Quaresma de Ovar e a Comissão da Semana Santa de Santa Maria da Feira, o congresso tem ainda o apoio do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da Universidade do Porto, e do CEHR – Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa.

A inscrição tem o custo de 40 euros e está aberta até 6 de outubro.

Criada em 2019, a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa tem como missão promover, valorizar e proteger as tradições ligadas à Semana Santa e à Páscoa, enquanto expressões vivas de um património que atravessa fronteiras geográficas e culturais.