Arquidiocese de Braga -
13 abril 2026
Via Lucis reúne comunidades paroquiais em Celorico de Basto no tempo pascal
Comunicação Arciprestado de Celorico de Basto
Realizou-se no passado sábado, dia 11 de abril, na Paróquia de São Tiago de Ourilhe, a celebração da Via Lucis, promovida pela Pastoral da Catequese do Arciprestado de Celorico de Basto. A iniciativa integrou as vivências do tempo pascal e reuniu um elevado número de participantes provenientes das diversas paróquias do arciprestado, num momento marcado pela fé, comunhão e esperança.
A Via Lucis – Caminho da Luz – propôs um itinerário espiritual centrado nos acontecimentos da Ressurreição de Cristo, convidando os fiéis a percorrer um caminho de renovação interior, iluminado pela vitória da vida sobre a morte. Os participantes foram conduzidos por diferentes estações que evocam as aparições do Ressuscitado, num ambiente de oração, reflexão e participação comunitária.
Segundo o Assistente Arciprestal da Pastoral da Catequese, José Carlos Macedo, “a Via Lucis é uma expressão viva da alegria pascal, que nos recorda que a fé cristã não termina na cruz, mas se cumpre na Ressurreição. Este é um tempo de luz, de esperança renovada e de compromisso com a vida nova que Cristo nos oferece”.
Na celebração estiveram também presentes o arcipreste de Celorico de Basto, Francisco Medeiros, bem como os sacerdotes Sérgio Araújo e António Gonçalves, pároco da Paróquia de São Tiago de Ourilhe, que se associaram a este momento de fé e comunhão.
Esta atividade evidenciou o dinamismo das comunidades paroquiais e o envolvimento ativo na vivência do tempo pascal, reforçando os laços de unidade e partilha entre as diferentes paróquias do arciprestado.
A Pastoral da Catequese sublinha a importância de momentos como este para a vivência comunitária da fé, promovendo iniciativas que aproximam as pessoas e fortalecem o sentido de pertença à Igreja.
Partilhar