Arquidiocese

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com JN | 28 Out 2016
Faleceu João Lobo Antunes
Neurocirurgião faleceu com 72 anos, depois de lutar vários anos contra um cancro de pele.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Pedro Cunha

O neurocirurgião João Lobo Antunes faleceu ontem, Quinta-feira, aos 72 anos. Lutava há vários anos contra um cancro na pele. Nos últimos tempos passou por sucessivos internamentos no Hospital CUF Infante Santo, tendo tido sempre alta para o domicílio. Actualmente era presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. 

Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa, foi professor catedrático de neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa e foi director de serviço de neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

No ano anterior, foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Saúde 2015, altura em que foi recordado como o primeiro médico da história a implantar um olho electrónico num cego, um implante que desde então já foi feito em 15 invisuais, permitindo-lhes ver algumas formas e distinguir certas cores.

A 25 de Abril recebeu das mãos do Presidente da República a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Já antes tinha recebido a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a Grã Cruz da Ordem Militar de Sant'Iágua de Espada.

Depois de ter sido agraciado em 1996 com Prémio Pessoa, recebeu em 2003 a Medalha de Ouro de mérito do Ministério da Saúde e em 2013 o Prémio da Universidade de Lisboa.

Foi Vice-Presidente para a Europa do World Federation of Neurosurgical Society (1990), Presidente da Sociedade Europeia de Neurocirurgia (1999-2003), do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação (2003-2006), da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e da Academia Portuguesa de Medicina e Professor Convidado da Universidade de Pequim.

A nível político, foi mandatário nacional das candidaturas presidenciais de Jorge Sampaio, em 1996 e de Cavaco Silva em 2006. Com Cavaco Silva, Lobo Antunes fez depois parte do Conselho de Estado.

Em 2015 participou na Nova Ágora, no debate "Olhares sobre a Cultura", juntamente com Fernando Santos e Henrique Leitão. A moderação esteve a cargo de Carlos Magno. 

João Lobo Antunes deixa quatro filhas e oito netos. 

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Notícias Relacionadas
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190