30 novembro 2017

Nomeação de novos Cónegos

DACS

Pe. Hermenegildo José das Neves Faria, Pe. João Paulo Coelho Alves e Pe. Abílio Duarte da Silva Brito são os novos capitulares.

A Igreja, caminhando na história e no tempo, vai sublinhando alguns aspectos da sua essência e propondo-os, para bem do Povo de Deus e do seu agir pastoral, como referência e meta a atingir.

Após o Concílio Vaticano II, a colegialidade e a sinodalidade entraram nos paradigmas eclesiais e determinam hoje o modo como a Igreja se situa perante um mundo exigente e complexo.

Sabemos que a sinodalidade significa “caminhar juntos” e que a colegialidade une pessoas e vontades na aventura de uma corresponsabilidade que potencia a eficácia dos trabalhos e favorece o testemunho cristão. A Arquidiocese de Braga tem feito um esforço muito grande por renovar as suas estruturas dentro desta lógica.

Renovando as estruturas, é de esperar que a pastoral ofereça a alegria de “ser corpo” e que, caminhando “junto com todos”, manifeste respostas credíveis para a edificação do Reino de Deus.

O Cabido, como colégio de consultores, é o órgão que cuida da Sé Catedral e um conselheiro permanente do Arcebispo. É, por isso, uma instância de permanente corresponsabilidade neste horizonte de Igreja sinodal. Rejuvenescer a instituição significa a certeza de uma maior consciência na colaboração do governo de toda a Arquidiocese.

Certo da importância deste órgão, hei por bem proceder à nomeação de novos capitulares:

– Pe. Hermenegildo José das Neves Faria,

– Pe. João Paulo Coelho Alves,

– Pe. Abílio Duarte da Silva Brito.

Braga, 30 de Novembro de 2017
† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz