6 julho 2018

Há três jesuítas ordenados em Braga amanhã

DACS com Companhia de Jesus

Rui Fernandes, Miguel Pedro Melo e Samuel Beirão são os três novos sacerdotes da Companhia.

Amanhã, dia 7 de Julho, pelas 16h00, decorrem na Igreja de São Pedro e São Paulo (Seminário Maior), em Braga, as ordenações sacerdotais mais recentes da Companhia de Jesus. O Bispo Auxiliar D. Nuno Almeida preside à celebração que conta com a presença do Provincial da Companhia de Jesus, o Pe. José Frazão Correia sj.

Rui Fernandes é de Santarém, tem 35 anos e entrou para a Companhia de Jesus em 2008. Depois de uma passagem pelo curso de engenharia mecânica, entrou no seminário diocesano, onde concluiu o curso de teologia. Em 2008 entrou na Companhia de Jesus, onde fez os seus estudos de filosofia (Braga), teologia fundamental (Centre Sèvres - Facultés Jésuites de Paris) e islâmica (Institut Catholique de Paris). Neste momento é aluno de doutoramento (UCP - Lisboa) na área do diálogo entre Cristianismo e Islão. A Missa Nova do Pe. Rui será celebrada no dia 15 de Julho, às 11h00, no Noviciado dos Missionários Combonianos, em Santarém.

Em declarações ao portal dos jesuítas, "Ponto SJ", o diácono Rui não conseguiu, como lhe tinha sido pedido, descrever o sacerdócio na Companhia em apenas uma palavra. Em vez disso, escolheu três verbos: aprender, servir e conviver.

"Penso sobretudo em três verbos: aprender, servir e conviver. Passamos por muitos sítios do mundo, conhecemos muitas pessoas, o pior que poderia acontecer era passar pelos outros sem que eles me abrissem os olhos. Espero ser capaz de aprender com a vida e aprender com os outros. Servir: ser capaz de estar disponível para servir, usar o meu tempo para os outros, usar os meus talentos para os outros, a minha criatividade, a minha inteligência… mas também as minhas fraquezas. Ganhar o gosto pela vida e partilhar o gosto por viver. Acho que isso significa ser jesuíta!", revelou.

Miguel Pedro Melo tem 31 anos, é de Braga e é jesuíta desde 2006. Após os estudos de Filosofia, na Universidade Católica em Braga, viveu por um período de três anos na Província chinesa da Companhia de Jesus. Foi depois enviado a começar os seus estudos teológicos na Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid. Actualmente reside em Boston, onde se encontra a terminar a licenciatura em Teologia, com especialização em Teologia Sistemática. A Missa Nova do sacerdote será celebrada no dia 8 de Julho, às 15h00, no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso.

O futuro sacerdote escolheu a palavra "facilitar" para descrever a missão que o espera.

"Facilitar, facilitar a experiência de Deus lá onde as pessoas estão. Talvez hoje em dia, como no tempo de Jesus, há imensas vozes que nos querem impor imensos fardos pesados, novas coisas para a nossa agenda de realização pessoal: fazer mais voluntariado, ter isto, fazer aquela experiência… E acho que a sabedoria inaciana está em facilitar uma experiência de Deus lá onde nós estamos, descobrir que Deus já está a actuar exactamente onde vivemos. É isso que define o sacerdócio que quero viver na Companhia", afirmou.

Samuel Beirão é de Lisboa, tem 33 anos, e é jesuíta desde 2007. Antes de entrar na Companhia estudou Direito na Universidade de Lisboa. Já como jesuíta, estudou Filosofia em Braga e Teologia em Madrid e Boston. Fez o tempo de magistério no Colégio das Caldinhas, colaborando especialmente com a Oficina – Escola Profissional. Neste momento encontra-se ligado à área de estudo da pedagogia inaciana. A sua Missa Nova será celebrada no dia 14 de Julho, às 17h00, no Colégio do Bom Sucesso, em Lisboa.

Justiça foi a palavra escolhida pelo diácono Samuel para definir o sacerdócio. "Ser capaz de denunciar as injustiças do mundo de hoje, de fazer ouvir a voz daqueles que são discriminados, negligenciados, ignorados no mundo em que vivemos", explicou.

Os três novos padres da Companhia de Jesus estão actualmente a concluir os seus estudos no estrangeiro e aí deverão permanecer no próximo ano.