12 dezembro 2019

Presépio de Priscos inaugurado este Domingo

dacs

Edição deste ano do Presépio ao Vivo conta com a participação de refugiados sírios.

O Presépio Vivo de Priscos é inaugurado este Domingo, dia 15 de Dezembro, às 10h30. Na inauguração estará presente uma família de refugiados da Síria com 14 elementos, 4 dos quais crianças dos 4 aos 10 anos.

A maior novidade da edição deste ano do presépio é uma ponte em pedra com seis arcos. A intenção é contrariar a tendência recente para a construção de muros "que crescem a cada dia e favorecem os ressentimentos e o ódio", assim como propor "uma maior reflexão sobre a cena natalícia evangélica conhecida, mas habitualmente marginalizada, de Jesus refugiado no Egito com os seus pais".

Há treze anos que a Paróquia de São Tiago de Priscos organiza um Presépio ao Vivo. A iniciativa engloba mais de 90 cenários e 600 figurantes. O presépio é representativo do presépio tradicional, com ritmos e rotinas do quotidiano hebraico e romano – labores e artesanato, comércio e costumes – que recriam uma moldura cenográfica de um povo, num despojamento fantasioso da época do nascimento de Jesus e submetido ao poderoso Império Romano.

As novas construções contaram com a ajuda da comunidade de Priscos e dos reclusos do Estabelecimento Prisional e Regional de Braga.

O presépio terá novamente a participação de uma muçulmana.  Esta participação é um dos frutos da “Aldeia das Religiões” realizada em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Juventude. O diálogo entre cristãos e muçulmanos vivido nesse evento tem produzido ao longo dos anos, um “melhor entendimento e conhecimento mútuo”.