Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia/CEP | 21 Fev 2020
Conferência Episcopal reafirma apoio a "todas as iniciativas" pela defesa da vida
“A Conferência Episcopal acompanha e apoia todas as iniciativas que continuarão a decorrer pela defesa da vida e contra a eutanásia”.
  © Lusa

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vê a aprovação, na generalidade, dos cinco projectos de lei de legalização da eutanásia com uma “enorme tristeza” e apoia todas as iniciativas que actuem em “defesa da vida”.

O padre Manuel Barbosa, secretário e porta-voz da CEP, recorda a posição do Conselho Permanente a 11 de Fevereiro, onde é assumida a necessidade de defesa da vida “em profunda sintonia com o Papa Francisco”, que desafia os profissionais da saúde a “terem em vista constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a actos como a eutanásia, o suicídio assistido ou a supressão da vida, mesmo se o estado da doença for irreversível”.

“A Conferência Episcopal acompanha e apoia todas as iniciativas que continuarão a decorrer pela defesa da vida e contra a eutanásia”, refere o comunicado.

A Assembleia da República aprovou esta Quinta-Feira cinco projectos de lei para a legalização da morte medicamente assistida. Os cinco projectos de lei vão agora passar para a comissão de especialidade para debate e redacção do texto final – um processo que pode levar vários meses. Caso seja aprovada na especialidade, a lei voltará ao Plenário para a votação final global. O diploma seguirá depois para o Presidente da República, que poderá promulgar ou vetar a iniciativa.

O movimento “#simavida” quer apresentar ao Parlamento uma Iniciativa Popular de Referendo  nacional sobre “a (des)penalização da morte a pedido”, estando a recolher assinaturas.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva