Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 31 Mar 2020
Cáritas compromete-se a “não deixar ninguém para trás"
Rede nacional serve 40 mil beneficiários nas respostas sociais e 100 mil em atendimento social.

A Cáritas Portuguesa compromete-se a não deixar ninguém para trás em consequência da situação causada pela pandemia do novo coronavírus e procura manter activos todos os serviços essenciais à população.

Abrangendo, através de rede nacional, cerca de 40 mil beneficiários nas respostas sociais e cem mil em atendimento social, a Cáritas tem procurado manter os serviços de atendimento e acompanhamento por telefone, email e videochamada, assim como implementado medidas de auto-protecção nas respostas onde os utentes estão presentes e para os quais não há uma retaguarda familiar que lhes permita “ficar em casa” em segurança.

Os equipamentos de protecção, no entanto, estão a esgotar-se, pelo que a Cáritas já procedeu a duas encomendas de diversos materiais para continuar a assegurar em segurança os serviços essenciais à população.

Foram também activados os planos de contingência adequados às diferentes circunstâncias da acção das Cáritas Diocesanas em todo o país, tendo todos os colaboradores recebido informação sobre a necessidade de tomarem medidas de protecção para si e para com os beneficiários.

“Os nossos olhos voltam-se para todos os que estão no terreno e que asseguram o apoio aos que já por si eram os mais vulneráveis. São homens e mulheres, técnicos e voluntários, que estão a ser inexcedíveis e para quem temos de trabalhar para que estejam em segurança e possam servir em segurança”, afirma Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

A Cáritas foi também convidada, pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a integrar o gabinete de acompanhamento criado com o objetivo de definir medidas de contenção nos lares de idosos.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social