DACS | Foto: Ana Marques Pinheiro | 18 Set 2020
Bispo de Viana do Castelo tinha 74 anos. A Arquidiocese de Braga une-se agora em oração e agradece a Deus pelo seu ministério e pelo dom da sua vida.

Faleceu D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, com 74 anos.

Natural da diocese de Leiria-Fátima, nasceu na freguesia de Cortes, a 17 de Julho de 1946. frequentou o Seminário Diocesano de Leiria entre 1957 e 1969, tendo sido ordenado presbítero a 15 de Agosto de 1970.

Partiu para Roma, onde concluiu a licenciatura em Teologia Dogmática na Universidade Gregoriana (1971), obtendo ainda, na mesma cidade, a licenciatura em Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico de Roma (1974).

De 1974 a 1977 foi professor de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, tendo, nesse último ano, obtido a licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Posteriormente, partiu para a Alemanha para fazer o doutoramento em Exegese Bíblica na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster (1987). Enquanto esteve na Alemanha foi Capelão de Emigrantes Portugueses na Diocese de Münster.

© Secretariano Nacional de Liturgia

De regresso a Portugal, a partir de 1988, retomou a leccionação de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra e, ao mesmo tempo, no Seminário Diocesano de Leiria, na Escola de Formação Teológica de Leigos de Leiria e na Faculdade de Teologia (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa. Assumiu, em 2001, a Presidência da Comissão Directiva do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra.

Nomeado bispo para auxiliar de Lisboa em 2005, D. Anacleto Oliveira foi ordenado bispo no Santuário de Fátima no dia 24 de abril desse ano por D. Serafim Ferreira e Silva, então Bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

A Santa Sé nomeou D. Anacleto de Oliveira Bispo da Diocese de Viana do Castelo a 11 de Junho de 2010. Até então, o Bispo era Auxiliar do Patriarcado de Lisboa e Titular de “Aquae Flaviae”.

A 15 de Agosto de 2020 completou dez anos de tomada de posse como Bispo da Diocese de Viana e cinquenta anos como sacerdote.

Um “Escravo de todos”

D. Anacleto Oliveira escolheu como lema do ministério episcopal “Escravo de Todos” (Mc. 10, 35-45). Na página da Diocese de Viana do Castelo é possível ler o contexto original destas palavras, bem como a justificação de D. Anacleto para a sua escolha.

“Aproximaram-se dele Tiago e João, os filhos de Zebedeu, e disseram-lhe: «Mestre, queremos que nos faças o que te pedimos.» Ele disse-lhes: «Que quereis que vos faça?» Eles disseram: «Concede-nos que nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda na tua glória.» Mas Jesus disse-lhes: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e ser baptizados com o baptismo com que Eu sou baptizado?» Eles disseram: «Podemos.» Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que eu bebo e sereis baptizados com o baptismo com que Eu sou baptizado; mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não pertence a mim concedê-lo; é para aqueles para os quais está preparado. »

Tendo ouvido isto, os outros dez começaram a indignar-se contra Tiago e João. Depois de os chamar, diz-lhes Jesus: «Sabeis como aqueles que se julgam chefes das nações dominam sobre elas e como os grandes têm poder sobre elas. Mas entre vós não é assim: quem quiser tornar-se grande entre vós, será vosso servo, e quem entre vós quiser ser o primeiro, será escravo de todos. Porque também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos.»”

“Que assim o Espírito do Senhor, pela oração ordenante e a imposição das mãos, penetre em mim... para fazer de mim escravo de todos.”

Outros dados

— Foi Secretário da Comissão Científica dos Congressos Internacionais de Fátima (1997, 2001 e 2003), Membro do Conselho de Administração e de Gestão e Finanças do Santuário de Fátima, Assistente Diocesano do Movimento de Educadores Católicos e Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Diocese de Leiria-Fátima

— Foi nomeado Bispo Titular de ‘Aquae Flaviae’ e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa a 4 de Fevereiro de 2005

— Foi colaborador na Revista Theologische Revue, da Faculdade de Teologia da Universidade de Münster

— Liderou a equipa que preparou os Catecismos Nacionais – 3º e 4º Ano da Catequese Infantil

— Integrou a equipa que traduziu a Nova Bíblia dos Capuchinhos (1998)

— Foi o responsável pelo itinerário catequético, proposto pela CEP para o Ano Paulino.

Palavras-Chave: