Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Pe. Miguel Miranda | 29 Set 2020
São Bento da Várzea e Gamil tem nova equipa sócio-caritativa
Equipa já adiantou objectivos a que se propõe sob o lema "Todos por todos".
  © DR

A nova equipa sócio-caritativa interparoquial de São Bento da Várzea e Gamil, em Barcelos, já iniciou funções. Com o nome "Todos por todos", a equipa aposta no "envolvimento de proximidade", segundo o pároco de São Bento da Várzea e Gamil, o padre Miguel Miranda.

"Não dispondo estas comunidades de centro social, a opção – até dentro do espírito do plano pastoral diocesano para o triénio que ora começa – passa muito por um envolvimento de proximidade, procurando dar resposta a carências várias (como vários são os rostos da pobreza), que a presente situação sanitária veio agravar. Com fé, entusiasmo e criatividade, penso que será possível «derrotar montanhas»", referiu o sacerdote.

A equipa compromete-se a proceder à recolha e entrega regular de cabazes com alimentos, artigos de higiene, material de protecção e desinfecção, vestuário e brinquedos a famílias carenciadas e também a comparticipar despesas básicas, como a compra de medicamentos, rendas ou pequenas obras de reparação.

A criação de um espaço de acompanhamento, disponibilizando consultas semanais, rotativas, com serviço de aconselhamento gratuito de advocacia e psicologia, é outro dos objetivos da equipa, que deseja também criar outro espaço de acompanhamento médico e enfermagem.

A educação também está no topo das prioridades da "Todos por todos", que se propõe desenvolver sessões orientadas por explicador ou explicadores em diversas matérias educativas.

A equipa quer ainda criar um sistema que possibilite a informação em tempo útil de ofertas de emprego e/ou formação profissional e promete ainda desenvolver periodicamente sessões de informação e formação acerca de temas diversos, visando a orientação escolar e profissional de jovens e adultos).

A nova equipa sócio-caritativa interparoquial de São Bento da Várzea e Gamil pode ser contactada através do e-mail equipatodosportodos@gmail.com.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social