Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 3 Nov 2020
Presépio de Itália e árvore da Eslovénia celebram Natal no Vaticano
Decoração estará na Praça de São Pedro de 11 de Dezembro a 10 de Janeiro.
  © CNS/Paul Haring

A tradicional decoração de Natal da Praça de São Pedro, no Vaticano, será este ano composta por um presépio italiano e uma árvore eslovena.

O presépio será constituído por peças de uma “frágil colecção composta por 54 estátuas”, criadas por alunos e professores do Instituto de Arte F.A. Grue. As estátuas estiveram pela primeira vez expostas na cidade italiana de Castelli, em Dezembro de 1965, tendo também já passado por Roma, Jerusalém, Belém e Tel Aviv.

Criadas em Castelli, na província de Teramo, em Itália, as peças são “maiores do que o tamanho natural”, de acordo com o Vaticano. As estátuas na Praça de São Pedro “serão colocadas lateralmente a uma plataforma luminosa de cerca de 125 metros quadrados, que envolve parte do obelisco com uma pequena inclinação”.

Já a árvore de Natal é proveniente do município de Kocevje, próximo ao Rio Rinža, no sudeste da Eslovénia. A árvore natalícia é também conhecida abeto-falso e tem 28 metros de altura por 70 centímetros de diâmetro.

As delegações provenientes de Castelli e Kocevje serão recebidas em audiência pelo Santo Padre para a apresentação oficial, prevista para a manhã de 11 de Dezembro, dia a partir do qual a decoração poderá ser apreciada – se a situação pandémica o permitir –, até 10 de Janeiro de 2021.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social