Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 4 Jan 2021
Ano Santo Jacobeu prolongado para 2022
Decisão da Penitenciária Apostólica foi anunciada no final da missa em que foi aberta a Porta Santa da catedral de Santiago de Compostela.
  © Arquidiocese de Santiago de Compostela

O Papa Francisco prorrogou, através da Penitenciária Apostólica, o Ano Santo Jacobeu de 2021 para incluir todo o ano de 2022. A decisão deve-se às circuntâncias provocadas pela pandemia.

O anúncio foi feito pelo núncio apostólico na Espanha, D. Bernardito Auza, no final da eucaristia na qual foi realizada a abertura da Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela.

Numa mensagem para este ano jubilar, o Papa Francisco faz o convite “para um caminho de conversão e de solidariedade com os próprios companheiros de viagem”. O Arcebispo de Santiago de Compostela, D. Julián Barrio, realça o “ano de graça e de perdão” a todos aqueles que nele desejam participar.

Seguindo os passos do Apóstolo São Tiago, escreveu o Papa argentino, “deixamos o nosso eu, aquelas certezas às quais nos agarramos, mas com um objectivo claro em mente, não somos seres errantes, sempre girando em torno de nós mesmos sem chegar a lugar algum”.

Para nos colocarmos em caminho, diz Francisco, devemos “desligar-nos das coisas que nos pesam” e que depois, na vida, não caminhamos sozinhos”, e devemos “confiar nos nossos companheiros sem suspeitas e desconfianças”.

No final da viagem, escreve o Papa, “encontraremo-nos com uma mochila vazia”, mas com “um coração cheio de experiências forjadas em contraste e em harmonia com a vida de nossos outros irmãos e irmãs que vêm de diferentes contextos existenciais e culturais”.

O ano santo de Compostela, ano jacobeu ou jubilar, é celebrado desde o século XII, quando o dia 25 de Julho, festa de São Tiago, coincide com um domingo.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social