Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 8 Jan 2021
Francisco pede atenção aos mais atingidos pela crise
Papa recebeu, em audiência, os responsáveis da Conferência Episcopal Portuguesa.
  © Vatican Media

O Papa Francisco pediu esta sexta-feira aos bispos portugueses atenção às crianças, aos idosos e aos migrantes, pessoas que descreve como as mais atingidas pela crise provocada pela pandemia de covid-19.

Na audiência com a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o Papa sublinhou que se deve cuidar com toda a atenção da relação entre jovens e idosos, por estar em questão a ligação intrínseca entre a herança que os idosos transmitem e as raízes para as quais os mais jovens devem olhar”.

Segundo a CEP, Francisco exprimiu ainda a esperança de que a pandemia “seja brevemente ultrapassada, com a convergência dos esforços de toda a humanidade”.

A delegação recebida pelo Papa Francisco – constituída pelo presidente D. José Ornelas, pelo vice-presidente D. Virgílio Antunes e pelo secretário e porta-voz, Pe. Manuel Barbosa – explicou a atitude da Igreja em Portugal, quer no diálogo e respeito pelas orientações das autoridades governamentais e sanitárias, quer na procura de respostas sociais em relação àqueles que são mais atingidos pela pandemia, os mais pobres e descartados”, referindo os documentos de reflexão divulgados pela Conferência Episcopal.

A presidência da CEP e o Papa falaram também sobre a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa no Verão de 2023, sublinhando que a preparação está em andamento, tendo em conta evidentes atrasos, dada a situação actual”.

“O Santo Padre manifestou o seu entusiasmo por este acontecimento mundial de encontro com os jovens, mantendo a esperança de poder estar em Portugal em 2023”, adiantam os bispos.

De acordo com a CEP, este foi “um excelente encontro fraterno em que tivemos a oportunidade de manifestar a comunhão e sintonia dos bispos portugueses para com o Santo Padre e a Igreja Universal. Exprimimos também o apreço do povo português pelo Papa Francisco e pelos temas que tem proposto à reflexão da Igreja e da sociedade”.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva