Arquidiocese

Ano Pastoral 2020+2021

"Uma Igreja sinodal e samaritana"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 22 Mar 2021
Papa defende água como bem universal que “não é uma mercadoria”
A propósito do Dia Mundial da Água celebrado esta segunda-feira, Francisco convidou a reflectir sobre o valor da água no final da oração do Ângelus de domingo.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Janik on Unsplash

O Papa Francisco afirmou este domingo, no final da oração do Ângelus, que a água é um bem universal e não uma “mercadoria”, marcando assim o Dia Mundial da Água que se celebra esta segunda-feira, dia 22 de Março.

Francisco declarou que “para nós, crentes, a irmã água não é uma mercadoria, é um símbolo universal e é fonte de vida e saúde” e convidou a reflectir sobre o valor de um “maravilhoso e insubstituível dom de Deus”, lembrando que “demasiados irmãos, tantos, tantos irmãos e irmãs, têm acesso a pouca água e muitas vezes contaminada” e que é necessário assegurar a todos “água potável e serviços de higiene”.

O Papa deixou ainda um encorajamento aos profissionais e responsáveis que trabalham para este objectivo “tão importante”, mencionando a “Universidade de Água, na minha pátria” e os que, nela, trabalham para levá-la em frente, fazer compreender a importância da água”.

O Dia Mundial da Água tem em 2021 o tema Valorizar a água”, com o objectivo de alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.

De acordo com a ONU, mais de 2 mil milhões de pessoas continuam a viver sem água potável. O acesso à água e ao saneamento foi reconhecido internacionalmente como um direito humano pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2010.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, assinala na sua mensagem para este 22 de Março que “a água é vital para a sobrevivência e, juntamente com o saneamento, ajuda a proteger a saúde pública e ambiental”.

Neste dia realiza-se a campanha a H2Off - Hora de fechar a torneira. A campanha pretende mobilizar as pessoas a não abrirem as torneiras entre as 22 e as 23 horas, de forma a tomarem consciência da importância deste bem.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190