
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
A Conferência Episcopal Portuguesa esteve reunida desde segunda-feira, dia 12 de Abril, até ao dia de hoje, naquela que constituiu a sua 200.ª Assembleia Plenária. Pela segunda vez consecutiva, a Assembleia é celebrada durante a pandemia de Covid-19.
Os tempos actuais e a importância dos meios digitais foram, aliás, assuntos de reflexão durante a Assembleia, que considera a saída da pandemia como "ocasião para a renovação da vida da Igreja e da sua missão no mundo".
Entre outros assuntos, os responsáveis eclesiais manifestaram a sua "preocupação e solidariedade pelos que foram atingidos por desastres naturais, como recentemente em Timor, e pelas inúmeras vítimas de terrorismo e de guerra, como acontece na Província de Cabo Delgado em Moçambique".
A sustentabilidade das instituições de solidariedade social foi outro dos assuntos abordados: segundo a CEP, "a epidemia tornou evidente que, além do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, devem poder contar com o apoio logístico e financeiro do Ministério da Saúde".
Foram ainda aprovados dois documentos: “O Diácono Permanente na Igreja em Portugal” e a Nota Pastoral "A propósito dos 25 anos da Peregrinação Nacional dos Acólitos", que decorre no próximo dia 1 de Maio no Santuário de Fátima.
A Assembleia iniciou também uma reflexão sobre os "ministérios laicais numa Igreja ministerial", que continuará em "processo sinodal junto das instâncias diocesanas e das comissões episcopais, antes de ser objecto de decisão em próxima Assembleia Plenária".
A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé apresentou ainda o “Itinerário de iniciação à vida cristã com as famílias, com as crianças e com os adolescentes”, uma proposta catequética que dá relevo à família enquanto Igreja doméstica.
A CEP procedeu ainda às seguintes nomeações para o triénio 2021-2024: o padre José Luís Gonçalves da Costa e o Diácono José Farinha de Noronha e Andrade (Patriarcado de Lisboa) foram nomeados, respectivamente, Coordenador e Coordenador-Adjunto da Pastoral Penitenciária; o padre Miguel Mário Lopes Neto (Diocese do Algarve), Director da Obra Nacional da Pastoral do Turismo; o cónego José Manuel dos Santos Ferreira, pároco de Santa Maria de Belém (Patriarcado de Lisboa), Assistente Nacional da Legião de Maria; o cónego Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque (Arquidiocese de Braga) foireconduzido como Assistente Nacional do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior.
P. Paulo Alexandre Terroso Silva
Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga
253203180
253203190