Arquidiocese

Ano Pastoral 2020+2021

"Uma Igreja sinodal e samaritana"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 19 Abr 2021
Papa diz que ser cristão é mais do que “uma doutrina ou um ideal moral”
Para Francisco, “não existe um cristianismo à distância” nem “um cristianismo apenas no plano do olhar”.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Papa Francisco afirmou este domingo que ser cristão é uma relação viva com Jesus e não só uma “doutrina ou um ideal moral”, e que o cristianismo exige a atenção ao próximo.

“Ser cristão não é antes de tudo uma doutrina ou um ideal moral, é a relação viva com Ele, com o Senhor Ressuscitado: vejamo-lo, toquemo-lo, alimentemo-nos dele e, transformados pelo seu amor, vejamos, toquemos e alimentemos os outros como irmãos e irmãs”, disse Francisco.

O pontífice sublinhou que ver o outro é “o primeiro passo contra a indiferença, contra a tentação de virar o rosto diante das dificuldades e sofrimentos dos outros”, pelo que os cristãos são desafiados a “tocar” a vida de quem sofre.

Para Francisco, “não existe um cristianismo à distância” nem um cristianismo apenas no plano do olhar”, e o amor pede que se veja, mas também a proximidade, pede contacto, a partilha de vida”.

O Papa reflectiu sobre uma passagem do Evangelho que relata um encontro de Jesus com os seus discípulos, após a ressurreição, sublinhando que Cristo “não é um fantasma, mas uma pessoa viva”.

Francisco destacou a importância das refeições de Jesus com os seus discípulos, “ao ponto de o banquete eucarístico se ter tornado o sinal emblemático da comunidade cristã”. “Comer juntos o Corpo de Cristo: isto é o centro da vida cristã”, disse.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190