Arquidiocese

Ano Pastoral 2020+2021

"Uma Igreja sinodal e samaritana"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 10 Mai 2021
Dia Mundial das Comunicações Sociais celebrado em Guimarães
Encontro entre sacerdotes e leigos ligados à comunicação diocesana e profissionais de vários órgãos de comunicação vimaranenses.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

No dia 14 de Maio, às 09h00, o Dia Mundial das Comunicações será antecipadamente celebrado em Guimarães num encontro entre sacerdotes e leigos ligados à comunicação diocesana e profissionais de vários órgãos de comunicação vimaranenses.

A iniciativa decorre na pastelaria Divina Gula, na Rua de Santa Maria. Para assinalar o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (16 de Maio), o Papa Francisco, como é habitual, escreveu uma Mensagem aos fiéis, aos homens e mulheres de boa vontade e a todos os profissionais das comunicações sociais. O tema da Mensagem deste ano é «“Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são».

Com esta Mensagem, o Papa Francisco afirma algo de fundamental para a Igreja e para o jornalismo: para poder contar a verdade da vida que se faz história, é necessário sair da presunção cómoda do «já sabido» e mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade, que nunca deixará de nos surpreender em alguns dos seus aspectos.

Numa resposta clara e decidida a este apelo do Papa, o Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social (DACS), entendeu que uma “Igreja em saída” exige um Departamento de Comunicação “em saída”, que vai ao encontro dos órgãos da Comunicação Social presentes na Arquidiocese de Braga, explicou o Pe. Paulo Terroso, director do Departamento. Surgia assim a parceria entre o DACS e o Arciprestado de Guimarães e Vizela.

Será uma oportunidade para, em conjunto, falarmos sobre a mensagem do Papa e nos conhecermos melhor. Sobretudo, da nossa parte, gostaríamos de vos ouvir e de perceber como é que podemos colaborar convosco”, escreveu o Pe. Paulo Terroso, em carta enviada aos órgãos de comunicação.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190