Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Sampaio Viana | 20 Mai 2021
D. Jorge Ortiga anuncia novidades no sector nacional da catequese
Arcebispo de Braga falou aos sacerdotes do arciprestado de Barcelos, no salão paroquial de Rio Covo Santa Eugénia.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Arcebispo Primaz anunciou, na passada quarta-feira, em Barcelos, novidades na Comissão Episcopal da Doutrina Cristã, responsável pelo sector da catequese.

O prelado afirmou que está a ser preparado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) um documento "que vai exigir muita reflexão sobre a catequese, que terá muita novidade".

"Outro documento que está a ser preparado pela CEP é sobre a iniciação à vida cristã com as famílias e com as paróquias", acrescentou D. Jorge Ortiga.

O Arcebispo de Braga falava aos sacerdotes do arciprestado de Barcelos, no salão paroquial de Rio Covo Santa Eugénia, onde se reuniram para a palestra mensal que, devido à pandemia, já não acontecia desde o dia 16 de Dezembro.

Referindo-se ainda ao trabalho na CEP, o prelado bracarense informou que a Comissão "preparou um documento sobre a ministerialidade da Igreja, que já vinha a ser preparado e agora encontrou nova vitalidade com as últimas determinações do Papa Francisco", nomeadamente com os ministérios laicais dos acólitos, leitores e catequistas e os possíveis ministérios laicais da caridade, família, juventude e evangelização.

"A Igreja sinodal está à procura de novos caminhos, com responsabilidade", disse também D. Jorge Ortiga, acrescentando que "a Igreja samaritana tem uma aposta na Caridade, que é constitutiva da Igreja, com a Fé e a Esperança".

No contexto da pandemia, o Arcebispo Primaz falou ainda de funerais, procissões, crismas e proteção de menores.

Depois de o Arcebispo ter falado, os sacerdotes presentes abordaram temas como as procissões, crismas, funerais, Primeiras Comunhões e Profissões de Fé, padrinhos de Baptismo, pastoral familiar e pastoral juvenil.

A reunião do clero barcelense começou na igreja paroquial de Rio Covo Santa Eugénia, com a exposição e bênção do Santíssimo Sacramento e a oração de Laudes, actividade presidida pelo delegado arciprestal para a liturgia, o padre Manuel Jorge da Silva Gomes, pároco de Viatodos, Minhotães e Monte Fralães.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190