Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Sampaio Viana | 20 Mai 2021
D. Jorge Ortiga anuncia novidades no sector nacional da catequese
Arcebispo de Braga falou aos sacerdotes do arciprestado de Barcelos, no salão paroquial de Rio Covo Santa Eugénia.

O Arcebispo Primaz anunciou, na passada quarta-feira, em Barcelos, novidades na Comissão Episcopal da Doutrina Cristã, responsável pelo sector da catequese.

O prelado afirmou que está a ser preparado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) um documento "que vai exigir muita reflexão sobre a catequese, que terá muita novidade".

"Outro documento que está a ser preparado pela CEP é sobre a iniciação à vida cristã com as famílias e com as paróquias", acrescentou D. Jorge Ortiga.

O Arcebispo de Braga falava aos sacerdotes do arciprestado de Barcelos, no salão paroquial de Rio Covo Santa Eugénia, onde se reuniram para a palestra mensal que, devido à pandemia, já não acontecia desde o dia 16 de Dezembro.

Referindo-se ainda ao trabalho na CEP, o prelado bracarense informou que a Comissão "preparou um documento sobre a ministerialidade da Igreja, que já vinha a ser preparado e agora encontrou nova vitalidade com as últimas determinações do Papa Francisco", nomeadamente com os ministérios laicais dos acólitos, leitores e catequistas e os possíveis ministérios laicais da caridade, família, juventude e evangelização.

"A Igreja sinodal está à procura de novos caminhos, com responsabilidade", disse também D. Jorge Ortiga, acrescentando que "a Igreja samaritana tem uma aposta na Caridade, que é constitutiva da Igreja, com a Fé e a Esperança".

No contexto da pandemia, o Arcebispo Primaz falou ainda de funerais, procissões, crismas e proteção de menores.

Depois de o Arcebispo ter falado, os sacerdotes presentes abordaram temas como as procissões, crismas, funerais, Primeiras Comunhões e Profissões de Fé, padrinhos de Baptismo, pastoral familiar e pastoral juvenil.

A reunião do clero barcelense começou na igreja paroquial de Rio Covo Santa Eugénia, com a exposição e bênção do Santíssimo Sacramento e a oração de Laudes, actividade presidida pelo delegado arciprestal para a liturgia, o padre Manuel Jorge da Silva Gomes, pároco de Viatodos, Minhotães e Monte Fralães.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social