Arquidiocese

Ano Pastoral 2020+2021

"Uma Igreja sinodal e samaritana"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 7 Jun 2021
Francisco diz que Eucaristia “não é a recompensa dos santos”
Papa falou da necessidade de cada um doar-se aos outros.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Lusa/EPA

O Papa Francisco disse este domingo no Vaticano que a Eucaristia é o “o pão dos pecadores”, rejeitando a ideia de que o sacramento seja reservado a “santos”.

“Jesus conhece-nos, sabe que somos pecadores e cometemos muitos erros, mas não desiste de unir a sua vida à nossa. Ele sabe que precisamos, porque a Eucaristia não é a recompensa dos santos, não, é o pão dos pecadores”, referiu, antes da recitação do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício.

Francisco falava sobre a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, celebrada na última quinta-feira, no 60.° dia após a Páscoa. Na Itália e noutros países, contudo, por não ser feriado civil, celebra-se no domingo seguinte.

O Papa falou do sacramento da Eucaristia como a manifestação de Deus na sua fragilidade.

“A fragilidade é força: a força do amor que se torna pequeno para ser acolhido e não temido; força do amor que parte e partilha para alimentar e dar vida; força de amor que se fragmenta para nos unir a todos na unidade. E há outra força que se destaca na fragilidade da Eucaristia: a força de amar quem erra”, indicou.

Francisco convidou a imitar o estilo de vida de Jesus, na sua “capacidade de se partir e doar-se aos irmãos”, para haver “coragem de sair de nós próprios e de nos inclinarmos com amor para com as fragilidades dos outros. Como Deus faz connosco”, acrescentando que a lógica da Eucaristia é acolher “Jesus que nos ama e cura as nossas fragilidades, para amar os outros e ajudá-los nas suas fragilidades”.

O Papa assinalou que, na Última Ceia, Jesus “não distribui pão em abundância para alimentar as multidões, mas parte-se a si mesmo, na refeição da Páscoa com os discípulos”, mostrando que “o objectivo da vida é doar-se, que a maior coisa é servir”. 

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190