Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
19 Jul 2021
Nota da Comissão Arquiepiscopal para a Celebração da Fé
Sobre o Motu Proprio “Traditiones Custodes”.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

No passado dia 16, o Papa Francisco publicou o Motu Proprio “Traditiones Custodes” que, pela sua natureza mais jurídica e restritiva, provocou, inevitavelmente, reações diversas: umas triunfalistas, outras mais agastadas.

Todavia, a leitura deste Motu Proprio não deve ser feita sem uma referência prévia à carta do Santo Padre escrita no mesmo dia com um cunho mais pastoral e dirigida aos bispos do mundo inteiro. Esta carta funciona como chave hermenêutica do Motu Proprio. O seu penúltimo paragrafo deve ser o princípio orientador da ação pastoral nesta matéria:


“Por um lado, […] prever o bem de quem está agarrado à forma de celebração anterior e necessita tempo para voltar ao Rito Romano promulgado por Paulo VI e João Paulo II; por outro lado […] interromper a ereção de novas paróquias pessoais […]. Simultaneamente, peço-vos que procureis que cada liturgia se celebre com decoro e fidelidade aos livros litúrgicos promulgados no seguimento do Concílio Vaticano II, sem excentricidades que facilmente degeneram em abusos. Nesta fidelidade às prescrições do Missal e aos livros litúrgicos, nos quais se reflete a reforma litúrgica desejada pelo Concílio Vaticano II, sejam educados os seminaristas e os novos presbíteros.”

Carta del Santo Padre a los obispos de todo el mundo para presentar el Motu Proprio «Traditionis custodes» sobre el uso de la liturgia romana anterior a la reforma de 1970 (16 de julio de 2021) | Francisco (vatican.va)

Carta apostólica en forma de Motu proprio Traditionis custodes sobre el uso de la liturgia romana anterior a la reforma de 1970 (16 de julio de 2021) | Francisco (vatican.va)

 

Cónego Hermenegildo Faria,
Vigário Arquiepiscopal para a Celebração da Fé

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190