Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com MCD | 21 Jul 2021
Prémio José Aparecido de Oliveira doado à Cáritas de Moçambique
Organizações portuguesas da sociedade civil congratulam iniciativa de Marcelo Rebelo de Sousa, que reconhece o trabalho desenvolvido pelas ONG a actuar em Cabo Delgado.

O “Movimento por Cabo Delgado” manifestou através de comunicado a sua satisfação pela decisão anunciada por Marcelo Rebelo de Sousa de doar o “Prémio José Aparecido de Oliveira” para o apoio aos deslocados de Cabo Delgado.

O prémio, no valor de 30 mil euros, atribuído ao Chefe de Estado português na sessão de encerramento da XIII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda, vai ser doado à Cáritas de Moçambique “para que seja distribuído pelas Organizações Não Governamentais que, em Cabo Delgado tanto fazem, e em condições tão difíceis, pela verdadeira e duradoura paz social”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O movimento vê no gesto um reconhecimento do papel e do trabalho desenvolvido pelas diferentes organizações da sociedade civil Moçambicana e Portuguesa, entre outras, no apoio aos deslocados e no esforço de manter na agenda política e mediática o drama humanitário que se vive naquela província de Moçambique.”

Esta ideia foi sublinhada num encontro no passado dia 8 de Julho, em que alguns representantes do “Movimento Por Cabo Delgado” foram recebidos por Marcelo Rebelo de Sousa, que saudou a acção do Movimento.

O “Movimento por Cabo Delgado”, constituído por mais de 30 organizações da sociedade civil portuguesa, nasceu em Janeiro deste ano com a publicação do manifesto público "Cabo Delgado: não nos conformamos com a violência" e a carta enviada ao ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Desde essa altura têm sido várias as iniciativas realizadas, como o apelo ao Governo Português, à União Europeia e às Nações Unidas pelo “envio urgente de ajuda humanitária” para Cabo Delgado, em Moçambique.

Palavras-Chave:
Cabo Delgado  •  Prémio  •  Cáritas  •  Moçambique  •  Deslocados