Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 4 Out 2021
No dia 7 há videoconferência sobre o trabalho digno
Iniciativa conta ainda com testemunhos nacionais e internacionais, bem como algum tempo de debate com a participação da assistência.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

No dia 7 de Outubro, a LOC/MTC-Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, irá dinamizar pelas 21h00 uma videoconferência intitulada “Trabalhar e ser pobre não é digno”.

Mafalada Troncho, directora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Lisboa, e Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado, são os oradores convidados. A iniciativa conta ainda com testemunhos nacionais e internacionais, bem como algum tempo de debate com a participação da assistência.

De recordar que a 7 de Outubro é celebrado o Dia Mundial do Trabalho Digno. Na mensagem para este dia, a LOC/MTC sublinhou que actualmente há um "retrocesso provocado pela negação dos direitos laborais, a deterioração da democracia, a violação dos direitos humanos, a negação da justiça social, a rejeição do pluralismo, a eliminação do secularismo, o fomento do ódio político e a manutenção do fundamentalismo".

A OIT adoptou recentemente como objectivo estratégico a defesa da "protecção social para todos", incluindo o sector informal.

"A perspectiva do «trabalho digno» resume as aspirações das pessoas na sua vida laboral. Implica oportunidades de trabalho produtivo ao proporcionar um salário justo. Requer segurança no lugar de trabalho e proteção social para as famílias, através de melhores perspectivas de desenvolvimento pessoal e integração social. Requer liberdade para que as pessoas expressem as suas preocupações, se organizem e participem nas decisões que afetam as suas vidas e a igualdade de oportunidades e de trato para todas as mulheres e homens", pode ler-se na mensagem.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190