Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 13 Out 2021
Compassio dinamiza "Salário Emocional"
Actividades são dirigidas a profissionais, cuidadores formais, técnicos, colaboradores e direcções de instituições ligadas à área social e da saúde.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Com o título “Salário Emocional”, a Compassio – Associação para a Construção de Comunidades Compassivas irá realizar uma série de formações dirigidas a profissionais da área social e da saúde.

“Porque em tempos de pandemia o desgaste dos que trabalham na área social e da saúde foi e é enorme. Porque já antes havia desgaste. Porque é essencial cuidarmos da saúde mental. Porque para além da compensação financeira há salário emocional. Porque o autocuidado é vital. Porque precisamos de voltar a encontrar sentido e ânimo”, explica a associação.

No dia 21 de Outubro, das 15h00 às 17h00, realiza-se o workshop “Ser cuidador com Compaixão: educar para a compaixão”. No dia 28, é a vez de “Como te cuidas tu, cuidador? As artes expressivas no autocuidado”, no mesmo formato e horário. Já em Novembro, no dia 11, serão abordadas “Estratégias de autocuidado”. No dia 25 de Novembro, o workshop é sobre “Contemplação na acção: Interioridade e cuidado”, seguindo-se, a 14 de Dezembro, das 14h30 às 17h30, a “Liderança Compassiva”. O ciclo compreende também o grupo de partilha “Casa Cuidadores”, com várias sessões a decorrerem de 4 de Novembro a 16 de Dezembro.

As formações resultam de um Projecto de Intervenção Comunitário, na área da saúde mental, da Pós-Graduação em Desenvolvimento Local Colaborativo, desenvolvida pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Área Transversal da Economia Social (ATES), em articulação com a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e a Fundação Aga Khan Portugal. 

As actividades são dirigidas a profissionais, cuidadores formais, técnicos, colaboradores e direcções de instituições ligadas à área social e da saúde, com prioridade para quem trabalha nas instituições pertencentes à Comissão social de Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro.  

A iniciativa confere certificado de participação e é possível inscrever-se numa só actividade, ou em várias. Inscrições disponíveis aqui.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Compassio  •  Formações  •  Saúde  •  Saúde Mental
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190