Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com SCMB | 14 Out 2021
Exposição itinerante “Bem-Vinda Sejas Amália” em Barcelos
Inauguração é no dia 22 de Outubro, às 18 horas, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos

A exposição itinerante “Bem-Vinda Sejas Amália” vai estar no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos entre os dias 22 de Outubro e 14 de Novembro. A inauguração decorre às 18 horas do dia 22.

A inauguração conta com a actuação da fadista barcelense Carla Cortez. A exposição poderá ser visitada todos os dias até 14 de novembro, de segunda-feira a domingo, entre as 10h e as 19 horas.

“Bem-Vinda Sejas Amália” procura dar a conhecer diferentes facetas de Amália. Para isso, reúne fotografias e registos audiovisuais, excertos de recortes da imprensa, três esculturas com fotos de Amália e manuscritos dos seus poemas, bem como objetos que Amália levava consigo para as atuações.

O curador da exposição e coordenador do projeto, Rui Órfão, explica que “evocar a figura maior da alma portuguesa do século XX é o desafio que a Fundação Amália Rodrigues se propõe com esta exposição itinerante (…), desvelando múltiplas faces da artista mitificada, divinizada, tornada global e ‘heterónimo de Portugal’”.

A exposição está integrada no programa nacional de comemorações do centenário do nascimento da fadista e integra igualmente o programa comemorativo do 522.º aniversário da SCMB.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva