4 novembro 2021

Bispos portugueses vão evocar as vítimas da pandemia em Fátima

Fotografia DR

DACS com Agência Ecclesia

Celebração tem lugar no último dia da 201.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que começa a 8 de Novembro e junta todos os bispos em Fátima.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai evocar, no dia 11 de Novembro, às 8 horas, as vítimas da pandemia de covid-19 com uma missa, na Capelinha das Aparições, celebrada pelos bispos que participam na Assembleia Plenária que começa no dia 8.

A 201.ª Assembleia Plenária da CEP vai decorrer de 8 a 11 de Novembro, no Santuário de Fátima. Nela os bispos portugueses vão analisar as questões da protecção de menores e adultos vulneráveis, o processo, a nível das dioceses e da Conferência Episcopal, do Sínodo 2021-2023, e debater um itinerário de iniciação à vida cristã, com as crianças, adolescentes e famílias, preparado pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e trabalhado nas várias dioceses.

A Assembleia Plenária vai contar ainda com a presença de D. Juan Ignácio Arrieta, secretário do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, para uma formação sobre o Livro VI do Código de Direito Canónico, recentemente alterado, reformando a disciplina penal que existe desde 1983.

Outros assuntos incluem a Jornada Mundial da Juventude de 2023, em Lisboa, assim como nomeações e o orçamento do Secretariado Geral da CEP.

A conferência de imprensa final vai decorrer às 14h30 do dia 11 de Novembro.