6 dezembro 2021

Igreja dos Terceiros recebe Recital de órgão ibérico

dacs

Repertório deste concerto será quase todo improvisado pelo Maestro Jorge García Martín.

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Braga irá celebrar no dia 8 de Dezembro, às 19h00, na Igreja de Santo António dos Terceiros, a sua festa titular com um recital de órgão ibérico pelo Maestro Jorge García Martín, com um programa alusivo à definição dogmática da Imaculada Conceição.

O repertório deste concerto será quase todo improvisado pelo próprio solista, a partir de composições de autores portugueses – Manuel Rodrigues Coelho (1555-1635) e Manuel F. de Faria (1917-1983) – e espanhóis – Juan del Encina (1468-1529) e Francisco Correa de Arauxo (1584–1654).

Inclui ainda transcrições de obras vocais de Josquin Desprez (1450-1521) e G. F. Händel (1685-1759).

Jorge García Martin iniciou os estudos de piano, órgão e cravo em Salamanca, a sua terra natal. Atraído pela música antiga, prosseguiu a sua formação na Schola Cantorum Basiliensis (CH), onde obteve os Mestrados em órgão e em Improvisação histórica, nas classes de Lorenzo Ghielmi, Andrea Marcon, Wolfgang Zerer, Jörg-Andreas Boetticher, Rudolf Lutz, Markus Schwenkreis, Nicola Cumer e Emmanuel Le Divellec.

Na mesma instituição, tornou-se assistente da disciplina de Improvisação Histórica.
Daí em diante, desenvolveu uma intensa carreira solística por Espanha, Suíça e Japão, sendo laureado com o Primeiro prémio no Concurso organístico internacional “Organi del basso Friuli” (IT) e participando de festivais como Festival de improvisación de Lausana (CH), Studientage Improvisation en Basilea (CH) e Academia de Órgano Julián de la Orden (ES).

Dedica-se ao ensino, leccionando Órgão, Baixo-contínuo e Improvisação no Centro Superior de estudos musicais Katarina Gurska, do Conservatorio Superior de Música de Castilla y León, e da Escuela de Música de Tordesillas.

É ainda investigador na Universidade de Valladolid, nos campos da improvisação histórica e interpretação históricamente informada dos instrumentos de tecla.

O recital tem curadoria artística de Paulo Morais.