Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia/COMECE | 14 Dez 2021
Igrejas europeias apelam à vacinação
Os presidentes da COMECE e da CEC alertam para a “disseminação de informações falsas e afirmações infundadas”.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Mat Napo/Unsplash

A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) e a Conferência das Igrejas Europeias (CEC) lançaram esta terça-feira um apelo conjunto, pedindo a todos os cidadãos que se vacinem contra a covid-19.

Os presidentes da COMECE e da CEC – o cardeal Jean-Claude Hollerich e o reverendo Christian Krieger, respectivamente –, assinalam que, “em vários estados-membros da União Europeia, o número de pessoas que foram vacinadas, infelizmente, continua muito abaixo do limiar necessário para conter a propagação do vírus, apesar de haver vacinas disponíveis”, e sublinham a necessidade de responsabilidade e cuidado para com os outros neste período de pandemia, num momento em que se verifica um aumento do número de infecções.

Os responsáveis cristãos convidam todos a respeitar as medidas sanitárias necessárias” e a vacinar-se, sublinhando que a vacinação é “o meio mais eficaz para combater a pandemia e salvar vidas”, bem como “um acto de amor e carinho e também de responsabilidade e justiça social”.

Na declaração conjunta, o cardeal e reverendo admitem que “a decisão de se vacinar pode não ser fácil e pode haver muitos motivos de hesitação”, incluindo motivos médicos “sérios”, mas convida todos a “esclarecer as suas preocupações e a tomar uma decisão bem informada, depois de procurar aconselhamento profissional das autoridades competentes e especialistas”.

Os presidentes da COMECE e da CEC alertam para a “disseminação de informações falsas e afirmações infundadas” que “instrumentalizam a pandemia, causando medo e polarização”.

As instituições desafiam ainda União Europeia e os estados-membros a cumprir os compromissos de partilha das vacinas, intensificando “os esforços globais para garantir acesso igual às vacinas contra a covid-19 para todos, inclusive em regiões com sistemas de saúde mais fracos”.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
COMECE  •  CEC  •  covid-19  •  vacinação
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190