Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 13 Jan 2022
Faleceu a Irmã Maria de Lurdes Garcia
O funeral da tia materna de D. José Cordeiro, arcebispo eleito de Braga, é no dia 14 de Janeiro em Parada, Alfândega da Fé, às 11 horas.

Faleceu na manhã deste dia 13 de Janeiro, a Irmã Maria de Lurdes Garcia, tia materna de D. José Cordeiro, anunciou a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.

A Ir. Maria de Lurdes Garcia nasceu na aldeia de Parada, Alfandega da Fé, no dia 30 de Abril de 1934. Começando por ser professora regente, sentiu que a vocação religiosa era mais forte e, apesar de uma inicial oposição da família, foi admitida ao Postulantado da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado no dia 29 de Julho de 1956. Fez a sua profissão religiosa em Agosto de 1960, em Chacim, assumindo o nome de Maria de Santa Ana, pelo qual também ainda é conhecida.

Logo nesse ano foi integrada na Comunidade do Lar de Santa Clara, em Bragança. No ano de 1962 foi transferida para a Comunidade da Casa da Criança Mirandesa, em Sendim. Em 1965 foi nomeada conselheira geral e, em 1968, ecónoma geral da Congregação.

Entre 1965 e 1968 fez parte da comunidade da Casa Geral, à altura em Chacim, tendo depois regressado a Sendim até 1973, onde exerceu o cargo de superiora da comunidade.

No ano de 1973 voltou a integrar a Comunidade da Casa de Santa Clara, em Bragança, e em 1974 começou a trabalhar no Lar da Misericórdia de Bragança, até ao ano de 1978. Nesse ano foi transferida para a Comunidade do Lar D. Pedro V, em Braga, como superiora, e no ano de 1978, também como superiora, passa a integrar a comunidade do Lar de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela, onde orientou as obras de construção do novo edifício, inaugurado em 1984. Em 1980 voltou a ser nomeada ecónoma geral da Congregação.

Depois de realizar em Madrid, Espanha um curso de actualização pastoral, a 23 de Outubro de 1987 chega a S. Paulo, Brasil, para a primeira fundação naquele país. Em Março de 1988, assume, com as Irmãs da Comunidade, um Centro onde funciona uma creche para Crianças e prestam apoio pastoral à comunidade da Sagrada Família.

Em Agosto de 1990 foi nomeada mestra de noviças até 1992. Em Janeiro de 1993 assume, com a comunidade, a Creche de Santo António, e a comunidade eclesial com o mesmo nome, onde as Irmãs se encontram até ao presente. Em S. Paulo exerceu o cargo de Superiora da Comunidade e foi representante da superiora geral no Brasil, até ao ano de 2007.

No ano de 2010, por problemas de saúde,regresso em Portugal, sendo integrada na comunidade da Casa de Santa Clara, em Bragança. Em Outubro de 2011, sentiu a alegria de ver o seu sobrinho, filho da sua irmã gémea Graça Garcia, ser ordenado Bispo de Bragança-Miranda, D. José Manuel Garcia Cordeiro. Em Dezembro do mesmo ano a Ir. Lurdes foi acolhida pela Comunidade de Ligares.

A partir de Setembro de 2021 a sua situação de saúde foi ganhando cada vez mais fragilidade com alguns internamentos e a necessidade de cuidados mais específicos.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva