Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Vatican News | 19 Jan 2022
Papa pede “revolução da ternura” para distinguir castigo de redenção
Francisco reflectiu sobre a figura de São José como pai na ternura.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Vatican Media

O Papa afirmou esta quarta-feira, na audiência geral semanal no Vaticano, que só uma  “revolução da ternura” pode libertar de uma justiça que não permite que alguém se reerga facilmente e que confunde redenção com castigo.

Falando especificamente dos reclusos, Francisco disse que “é justo que quem errou pague pelo próprio erro, mas é ainda mais justo que quem errou possa redimir-se do próprio erro”, e que “não podem existir condenações sem janelas de esperança.

A reflexão integrou a catequese sobre a figura de São José como pai na ternura, em que o líder da Igreja Católica falou sobre a passagem do Evangelho de São Lucas que apresenta a figura do “Pai misericordioso” (Lc 15, 11-32), conhecida tradicionalmente como a parábola do filho pródigo.

“Esta parábola sublinha não só a experiência do pecado e do perdão, mas também a forma como o perdão chega à pessoa que errou”, referiu Francisco, para quem a ternura é “algo maior do que a lógica do mundo” e “uma forma inesperada de fazer justiça”.

O pontífice explicou ainda que Deus não tem medo dos nossos pecados” porque é maior do que eles e porque Ele é Pai, Ele é amor, Ele é carinhoso.

O Papa Francisco convidou os católicos a encontrarem-se com esta misericórdia de Deus, “especialmente no sacramento da Reconciliação, fazendo uma experiência de verdade e ternura”, e evocou ainda a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a decorrer até 25 de Janeiro, pedindo oração “para que todos os discípulos de Cristo perseverem no caminho da unidade”.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Papa Francisco  •  Vaticano  •  ternura
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190