Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia/Vatican News | 20 Jan 2022
Papa vai proclamar Santo Irineu como doutor da Igreja
Santo Irineu foi o primeiro teólogo cristão a tentar elaborar uma síntese global do cristianismo primitivo.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Lucien Bégule

O Papa Francisco recebeu esta quinta-feira o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos para a declaração de Santo Irineu como doutor da Igreja.

De acordo com o Vaticano, o parecer foi dado numa audiência concedida por Francisco ao prefeito da congregação, o cardeal Marcello Semeraro.

Um ‘doutor’ é alguém reconhecido pela Igreja Católica como exemplo de “santidade de vida, ortodoxia doutrinal e ciência sagrada”. 

Irineu nasceu em Esmirna (actual Turquia) entre os anos 130-140 e faleceu em Lyon, França, em 202.

De acordo com a Vatican News, Santo Irineu foi o primeiro teólogo cristão a tentar elaborar uma síntese global do cristianismo primitivo. Duas obras dos escritos de Irineu, os cinco livros ‘Contra as heresias’ e a ‘Exposição da Pregação Apostólica’ – definido como o mais antigo catecismo de doutrina cristã – chegaram aos dias de hoje.

Em Outubro de 2021, o Papa tinha anunciado ao Grupo de Trabalho Misto Ortodoxo-Católico Santo Irineu – que reúne especialistas de várias Igrejas e de diferentes países – a intenção de proclamar o santo como doutor da Igreja, com o título de ‘Doctor unitatis’ (Doutor da Unidade), apresentando-o como uma “grande ponte espiritual e teológica” entre o Oriente e o Ocidente cristãos.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190