Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Ponto SJ | 17 Fev 2022
Ponto SJ celebra 4º aniversário com Podcast
Primeira série do podcast "Conversas Francas" será transmitida pelo Ponto SJ em directo no Domingo, dia 20, às 21h00, com uma conversa entre João Paiva e o Pe. José Maria Brito.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Ponto SJ celebra na próxima semana o seu quarto aniversário.

"Ao longo deste tempo, foram muitas as centenas de artigos publicados, nos mais variados formatos - texto, vídeo, áudio, transmissões online - e também muitos os colaboradores que expressaram a sua visão do mundo e da actualidade no Portal dos Jesuítas em Portugal. Aqui procurou-se também ir testemunhando e reflectindo a dinâmica pastoral dos jesuítas e das comunidades inacianas presentes em vários pontos do país, com toda a sua diversidade e ardor apostólico", adianta o portal.

Afirmando que, durante os dois anos de pandemia, "o Ponto SJ tentou ainda ser um ponto de apoio espiritual e de reflexão sobre os tempos estranhos e confusos que se iam vivendo", os jesítas agradecem aos colaboradores, leitores, seguidores e doadores.

Neste quarto ano de vida, o Ponto SJ aposta em novas dinâmicas, com mais oportunidades de reflexão e debate. Nos próximos dias, arranca uma nova rubrica denominada "Conversas Francas".

Este é um podcast – em formato vídeo e áudio – sobre Religião e Cultura com uma série de conversas que misturam cultura, humanismo e cristianismo. A rubrica será publicada quinzenalmente, ao Domingo, em formato áudio e vídeo.

“Convidamos homens e mulheres, de dentro e fora da Igreja, e livremente discorremos sobre o sabor do saber e sobre o saber da vida. Falamos de astronomia, de eternidade, de sofrimento, de morte e de vida, de inteligência artificial, de bioética, de história, de sexualidade e de Portugal”, explica João Paiva, colaborador do Ponto SJ que vai dinamizar as "Conversas Francas".

Na primeira série deste podcast está confirmada a participação de Carlos Fiolhais, Edna Gonçalves, Arlindo Oliveira, Maria Manuela Jorge, Luís Amaral, Gabriela Moita, Filipe Duarte Santos e D. Manuel Clemente.

“Esta proposta constitui um modo de reafirmar a identidade do Ponto SJ, já que, tal como afirmamos no nosso estatuto editorial, desejamos favorecer o exigente exercício do diálogo”, revela o Pe. José Maria Brito, director do Ponto SJ.

A primeira série deste podcast será transmitida pelo Ponto SJ em directo no Domingo, dia 20, às 21h00, com uma conversa entre João Paiva e o Pe. José Maria Brito. O momento servirá para fazer um balanço dos quatro anos do Ponto SJ, para conversar sobre os desafios da relação entre a fé e a cultura e para reflectir sobre o tempo sinodal que a Igreja Católica vive.

No final da primeira temporada das "Conversas Francas", haverá um episódio público e ao vivo que terá lugar na última semana de Junho na Brotéria, em Lisboa.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190